De volta à elite, Bandeirantes do Saboó levará o pão de cará para a avenida

Por Rodrigo Cirilo em 06/02/2025 às 05:00

Fernando Godoy/Licess
Fernando Godoy/Licess

Após uma década fora da elite, a Bandeirantes do Saboó retorna ao Grupo Especial do Carnaval de Santos com um enredo que promete ‘pescar os jurados e o público pela boca’: Cará: O Rei do Meu Carnaval. Apostando na tradição e no humor, a escola vai transformar o pão de cará, patrimônio santista, no protagonista da festa na avenida, em 21 de fevereiro.

A agremiação conquistou o título do Grupo de Acesso no ano passado com o enredo Uma Doce Magia, viajando pelo mundo da confeitaria. Apesar de a culinária permanecer em pauta, o presidente Wellington Reis explica que os enfoques dos temas são “bem distintos”.

“No último Carnaval, falamos de maneira lúdica sobre o sonho de um alquimista que, através de sua doce magia, fez com que vários doces ganhassem vida, realizassem seus sonhos e invadissem a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Já este ano, a proposta é mostrar com orgulho um patrimônio conquistado em 2022 pelo nosso município, brincar com todas as peculiaridades dessa iguaria e trazer alegria dessa maneira”, compara.

Como tradição, as escolas que retornam ao Grupo Especial abrem os desfiles da elite e, historicamente, disputam contra o descenso. No ano passado, a Unidos da Zona Noroeste, campeã do Acesso em 2023, foi rebaixada. O mesmo aconteceu na última vez que a Bandeirantes competiu nesse grupo, em 2015, logo após o acesso.

No entanto, o presidente minimiza o retrospecto e antecipa que a escola preparou bossas na bateria, alas coreografadas e outras surpresas para contagiar a avenida e, quem sabe, conquistar o primeiro título na elite. O destaque será a representação do enredo de forma “rica e criativa”, com assinatura da carnavalesca Edilene Florentino.

“Vamos arriscar, daremos nosso melhor. Independentemente do histórico citado, no grupo que estivermos, sempre vamos executar a melhor proposta que pudermos. Se pensarmos em segurança, não alcançaremos nosso objetivo”, enfatiza. “Levaremos alegria e diversão. Pretendemos fazer rir, trazendo diversos aspectos divertidos, e também emocionar, retratando essa iguaria adocicada”, completa.

Fernando Godoy/Licess

Busca de recursos

Mesmo com a verba de R$ 216 mil disponibilizada pela Prefeitura de Santos, a falta de dinheiro para tirar as ideias do papel é a maior dificuldade da Bandeirantes do Saboó. Reis afirma que o investimento já superou o valor disponibilizado e que a escola segue pleiteando mais recursos.

“A dificuldade com dinheiro pode parecer banal e óbvia, mas, aguerridamente, vamos nos esforçar e conseguir apresentar tudo. O processo ainda não foi encerrado, mas com certeza é minha missão pessoal arrumar mais recursos e investi-los da melhor maneira”, conta.

Representada por mil componentes, a Bandeirantes do Saboó levará 13 alas e quatro alegorias. O Mestre Sarrá e a rainha Amanda Karla serão os responsáveis por comandar o coração da escola: a bateria Furacão.

A composição que embalará o enredo é de Edirley Fernandes, Sandro Simões, Ademarzinho do Cavaco, Michel Mitch e Toninho 44. Os ensaios acontecem todas as quartas-feiras, às 20h30, na Rua Maria Mercedes Féa, 112, no Saboó.

Reis convoca a comunidade a participar dos ensaios e do desfile. “Estamos batalhando para fazer um belo espetáculo. Venham, curtam com a gente, porque esperamos todos vocês na passarela no dia 21 de fevereiro”.

Samba-enredo

Essa mistura virou caso de amor

A “Band” é o sabor, do pão de cará

É patrimônio imaterial

Fazendo a festa do meu Carnaval

Iguaria

Que retrata a natureza

Num mar de fantasias, revelou

Santista, de fato e de direito

Que me faz bater no peito

Por tudo que se conquistou

E da superação,

Um simples plebeu, virou um rei

Adocicando, a nobre rainha

Conquistando corações

Essa receita até hoje é um mistério

Atravessando gerações


Vem provar

Quero ver, quem vai querer

Se não for do meio, nem quero saber

Tem gosto de infância

Eterna paixão. … Tá na boca do povão


Em cada esquina

A magia acontece, o aroma tá no ar

Fantástica, fábrica que inspira

O lema é servir no dia a dia

Mexe, remexe e sacode a massa

Não há pirata, que resista a tradição

E nas padocas, o meu samba tem lugar

Hoje vai ser ruim, tu me segurar

Essa história na folia, não tem fim

O nosso bonde vem cantando assim

Carnaval 2025

O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.

Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.

A cobertura também será feita em tempo real pelas multiplataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.