Unidos da Zona Noroeste mergulhará na conexão de Santos com o peixe
Por Rodrigo Cirilo em 05/02/2025 às 05:00
Do time de futebol à economia, são inúmeros os simbolismos entre Santos e o pescado. É essa narrativa que a Academia de Samba Unidos da Zona Noroeste escolheu abordar com o enredo Santos: O Mar Que Pulsa na Avenida – O Legado do Peixe na Alma Santista. A agremiação, que caiu do Grupo Especial no ano passado, será a terceira a desfilar na primeira noite de folia na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, em 21 de fevereiro.
Em entrevista ao Santa Portal, o carnavalesco Luiz Rodrigues revela que a homenagem do galo – símbolo da Academia – ao peixe partiu da diretoria. Depois, surgiu a ideia de ampliar o tributo a Santos, cidade cuja história está profundamente ligada ao mar. “É um símbolo muito importante para a nossa cidade. Construímos um enredo que exalta não só a figura do peixe, mas também a alma santista e sua conexão com as águas”, acrescenta.
Sem revelar muitos detalhes, Rodrigues garante um desfile deslumbrante no Santos Carnaval 2025, mergulhado nas profundezas de um “mar de encanto” que a escola está preparando. Para isso, 750 componentes representarão as cores do pavilhão da agremiação, divididos em dez alas e dois carros alegóricos.
“Não podemos revelar muito, afinal, a magia do carnaval está justamente no segredo. Mas nosso grande diferencial será a estética inovadora que estamos trazendo para a avenida. Apostamos em um visual cartunesco e vibrante, com cores intensas e uma nova roupagem para contar essa história. Queremos surpreender o público com um desfile cheio de vida, energia e criatividade”, antecipa.
Menos recursos
Neste ano, a Unidos da Zona Noroeste investiu R$ 108 mil, valor da verba repassada pela Prefeitura de Santos — R$ 72 mil a menos que no ano passado, quando estava no Grupo Especial. O carnavalesco explica que, além da redução na subvenção, a queda de divisão também dificulta a busca por recursos externos.
“Estar no Grupo Especial é fundamental para a escola, não só pelo prestígio, mas também pela visibilidade que nos permite conquistar patrocínios e resgatar grandes carnavais. Aprendemos que precisamos sempre buscar excelência para nos manter no topo. Fazer um grande carnaval com um orçamento limitado é sempre um desafio, mas seguimos firmes, com criatividade e dedicação, para entregar um desfile inesquecível”, analisa.
O principal objetivo da Academia é conquistar o título do Grupo de Acesso, como fez em 1983 e 2023, e retornar à elite, onde já alcançou um vice-campeonato em 2000. No entanto, essa não é a única ambição do carnavalesco.
“O acesso é, sim, um dos nossos principais objetivos, mas não é o único. Nosso foco também está em fazer um grande Carnaval, capaz de emocionar e encantar o público. Queremos deixar uma marca na avenida, independentemente do resultado, mostrando a força e a beleza do nosso desfile”, pondera.
Uma prévia do que será apresentado no desfile pode ser conferida nos ensaios da agremiação, realizados às segundas e quintas-feiras, sempre às 20h, na quadra localizada na Rua Professor Francisco Di Domênico, em frente ao número 823, no bairro Areia Branca, na Zona Noroeste de Santos. A comunidade ensaia sob o som da bateria Ritmo Perfeito, do Mestre Mutchatcho, e da rainha Iris Santos. Os intérpretes do samba-enredo são Lucas Donato e Thiaguinho.
“Estamos na reta final, e agora é a hora de mostrarmos toda a nossa garra, união e amor pelo nosso pavilhão. Cada ensaio, cada detalhe e cada esforço fazem a diferença. Que a nossa comunidade siga forte, confiante e vibrante, porque juntos escreveremos mais um capítulo inesquecível da nossa história. Vamos com tudo, porque a vitória começa na alma de quem acredita!”, motiva Rodrigues.
Samba-enredo
Sou Academia
Sentimento verdadeiro
Vai além da razão essa paixão
Do pescado a herança prevalece
No cantar da Zona Noroeste
Chuê chuê chuá no balanço das ondas
Ouço o cantar da linda sereia
Mistérios do fundo do mar
Corais de encantar rara beleza
Avistei cardumes multicor
Imponente portal da cidade
Com lendas ancestrais e nossos guardiões
Passado e presente em comunhão
Para um futuro de uma nova geração
Fartura ê… seu pescador
Joga a rede pelo pão de cada dia
Mercado do Peixe tem seu valor
É o comércio aquecendo a economia
Turistas e seus moradores
Caiçara sabores aguça o paladar
Terra da liberdade e caridade
Lugar igual não há
Praias em harmonia com o jardim e suas cores
Fez florescer tantos amores
Deu voz ao poeta a luz do luar
No solo sagrado da Vila Belmiro
Mais um gol de placa
De um raio menino
Meu galo vai resplandecer
Santos eu amo você
Compositores: Oswaldo da Areia, Sandro Simões, Pablo Gonzaga, Caraúba, Toninho 44, Márcio França, Chrystian Santos e Hermes Sobral
Carnaval 2025
O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo e Padre Paulo, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.