Vila Mathias transformará história da humanidade em samba para voltar à elite

Por Rodrigo Cirilo em 04/02/2025 às 05:00

Fernando Godoy
Fernando Godoy

A Vila Mathias levará para a avenida uma narrativa que vai da criação do mundo, conforme a história bíblica, à destruição provocada pelos sucessores de Adão e Eva. Com o enredo Gênesis – O que Deus criou, o homem devastou, a escola será a segunda a desfilar na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na primeira noite do Santos Carnaval 2025, em 21 de fevereiro.

A proposta desse enredo vinha sendo amadurecida há algum tempo e tomou forma em conversas entre a diretoria e o carnavalesco Hélcio Eduardo. Uma vez campeã do Grupo de Pleiteantes, em 2009, e duas vezes do Grupo de Acesso, em 2010 e 2012, a agremiação busca um novo título para garantir o retorno ao Especial, onde já foi vice-campeã em 2017 e não desfila desde 2020. No ano passado, a Vila conquistou o terceiro lugar no segundo escalão do carnaval santista com uma homenagem à Barroca Zona Sul, escola paulistana.

O presidente Vinicius Mendes afirma que, para concretizar o desfile planejado, o investimento superou os R$ 108 mil repassados pela Prefeitura de Santos. Com aproximadamente 800 componentes distribuídos em 12 alas e dois carros alegóricos, a escola pretende apresentar um espetáculo visual impactante e de fácil assimilação pelo público.

“Vamos contar essa história de forma muito clara e objetiva, para que todos compreendam bem a nossa mensagem”, projeta Mendes. “A expectativa de voltar à elite é enorme. Estamos trabalhando com dedicação, humildade e pés no chão, e temos certeza de que o esforço será recompensado”.

Mendes destaca que a Vila trará inovações em quatro dos nove quesitos avaliados pelos jurados. “Sou suspeito para falar, mas mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, bateria e alegorias serão alguns dos nossos pontos fortes”, enfatiza.

Fernando Godoy

Esperança

O samba-enredo, composto por Leandro Professor, Mamau de Castro, Rafa Neves, Will Magia e André du Rap, e entoado por Ademarzinho e Cipó, propõe uma reflexão sobre o “choro da Mãe Terra”. No entanto, também reforça que ainda há tempo para um recomeço. É nessa esperança de dias melhores — e de voltar à elite — que a agremiação ensaia às segundas e quintas-feiras, na Rua Mal. Pego Júnior, 37, na Vila Nova.

Mendes reforça que ainda há vagas para quem quiser integrar a bateria Guardiões da Vila, comandada pelo Mestre Vinicius Batucada e pela rainha Isabely Lopes, e se juntar à reta final de preparação da escola. “Vamos lá! Chegou a nossa hora. Ninguém solta a mão de ninguém. Esse sonho é nosso”, convoca.

Samba-enredo

Com as mãos pro céu agradecer

Eu sou da Vila até morrer

Na esperança em cada olhar

Ainda é tempo de recomeçar

Que haja luz…

Na criação do mundo viajar

Em meio a escuridão eu vi brilhar

A noite e o raiar do dia

Nascia a flora e os animais

O azul do céu, o rio e mar

Obras do divino

Que fez da sua imagem

O homem, quem diria?!

Fruto da sabedoria

No santo pecado da tentação

Mulher é beleza e sedução

Tens a força e o poder

A luz que nos faz vencer

Um “ser” forte e destemido

Não usou a sapiência

Fez impérios e nações

Provar do ódio e rancor

Chora… a Mãe Terra chora

Seu filho há de encontrar

Em cada cruz a sua dor!

É preciso ouvir a voz do coração

Um gesto de amor reflete compaixão

Quando a coroa girar

Podemos seguir mais além

Basta acreditar e semear o bem

Carnaval 2025

O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.

Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo e Padre Paulo, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.

A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.