X-9 pedirá bênção à padroeira do Brasil para devolver troféu ao ‘altar do samba’
Por
Rodrigo Cirilo
em
08/02/2025
às
06:00
Fernando Godoy/Licess
A X-9 sairá em romaria na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz para pedir a bênção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em busca do título do Santos Carnaval 2025. A Pioneira entrará na avenida determinada a conquistar sua vigésima taça oficial no penúltimo desfile da primeira noite de folia, em 21 de fevereiro.
O enredo Peregrinos de Fé. Oh Mãe Negra… Meu Samba é Minha Oração conta a história de um xisnoveano devoto de Nossa Senhora que, movido pela fé, segue até a sede da X-9, a Catedral do Samba, para pedir a bênção da escola de 80 anos, representada pela própria Pioneira. De lá, inicia sua peregrinação rumo à Basílica, encontrando pelo caminho outros fiéis que relembram os milagres da santa. Ao chegar ao destino, ele faz um pedido especial: que Nossa Senhora olhe pela comunidade e conceda à escola o título de campeã do carnaval.
O carnavalesco Amauri Santos revela que, desde o último carnaval, o presidente Caio Cézar Romão manifestava interesse em homenagear Nossa Senhora Aparecida. No entanto, a escola buscou um viés diferente do que já foi apresentado na avenida, exaltando-a por meio da fé dos peregrinos — abordagem que conquistou a comunidade.
“Estamos apostando na emoção de cada componente. A cada ensaio, vejo essa energia brotar nos olhos da nossa comunidade. Queremos levar essa força para o desfile e contagiar o público com um espetáculo visual impactante”, ressalta o carnavalesco.
Com a missão de representar a comunidade do Macuco, que está enlutada pela perda de uma de suas maiores baluartes, Sandrinha da X-9, a escola levará 1,4 mil componentes para a avenida, distribuídos em 18 alas, três alegorias e um quadripé. Amauri Santos promete uma apresentação memorável. “Será um dos maiores desfiles da história da X-9 Pioneira. Estamos trabalhando com esmero para entregar uma apresentação impecável e conquistar as melhores notas dos jurados”.
Responsabilidade
Esta edição do Carnaval de Santos será a primeira da X-9 – e da Brasil – como patrimônio cultural imaterial da cidade, conforme sancionou o prefeito Rogério Santos (Republicanos) na Lei Nº 4.494/2024. O diretor de Barracão, Adelson França, destaca que o reconhecimento inédito eleva a responsabilidade de representar o pavilhão da escola.
“É uma sensação de felicidade e gratidão. Nossa comunidade está orgulhosa em receber o título de patrimônio imaterial da cidade e estamos com a responsabilidade aumentada para apresentarmos um grande espetáculo ao povo santista”.
Apesar do prestígio, a X-9 enfrentou desafios financeiros e a falta de mão de obra especializada na região. Para complementar a verba de R$ 216 mil repassada pelo poder público, a escola promoveu eventos em sua quadra. Ainda assim, França garante que a garra da comunidade será o diferencial na busca pelo título.
“Acreditem no nosso sonho. Ele será concretizado com a volta do troféu ao altar do samba. A verdadeira glória está na coragem de lutar até o fim”, diz França, convidando os xisnoveanos para os ensaios, realizados às terças e sextas, a partir das 20h, ao som da bateria Magia Xisnoveana, do Mestre Gugu, e da rainha Francine Carvalho. A quadra fica na Rua Santos Dumont, 19, no Macuco.
Fernando Godoy/Licess
Samba-enredo
La vou eu Em romaria vou saudar a padroeira 80 anos de um amor maior, o teu nome eu sei de cor X-9 eterna pioneira
Sou eu, um xisnoveano em oração Movido pela fé na procissão Um mar de gente invadindo a passarela A luz de deus, sou mais um peregrino a caminhar Macuco, te prometo, hei de voltar Com a vitória pro altar do samba Em teu louvor, essa promessa é minha guia Em cada passo sinto a tua companhia Retinta e imaculada santa
Negra mãe, segura minha mao, oh senhora Reflete no teu manto essa magia Abençoai, Virgem Maria
Feitos e milagres são a inspiração Força e coragem pra seguir O pó na estrada na garganta dá um nó Se mistura no suor e a chuva lava a alma Amanheceu O sol brilhou no horizonte Na paisagem vejo ao longe A gloriosa aparecida Cheguei, aos teus pés ajoelhei, Ao ouvir a multidão cantei em uma só voz Ao mundo que precisa muito mais Do teu reino, de amor e paz Rogai por nós
Compositores: Toninho 44, Joãozinho Oliveira, Jorginho Karwaski e Edirley Fernandes.
O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelas multiplataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.