Sangue Jovem transportará público a São Vicente em uma viagem pela história da cidade
Por Rodrigo Cirilo em 17/02/2025 às 05:00

Digna de ser uma das maiores representações culturais a céu aberto do Brasil, a história de São Vicente agora também será samba. A Cellula Mater nacional será homenageada pela Sangue Jovem, escola que encerrará o desfile do Santos Carnaval 2025, em 22 de fevereiro.
Com 14 alas e três alegorias, a agremiação iniciará sua apresentação retratando o conflito entre indígenas e portugueses, liderados por Martim Afonso, na fundação da primeira vila do Brasil. Em seguida, abordará a escravidão do povo nativo nas áreas de mata e a importância da cana-de-açúcar para a prosperidade vicentina. Por fim, destacará a chegada de imigrantes e a miscigenação cultural que moldou a cidade e continua presente até hoje.
O legado dos 493 anos de fundação de São Vicente foi o que inspirou a escolha do enredo. “Fizemos uma pesquisa sobre possíveis temas e, pelo contexto cultural que São Vicente traz, resolvemos contar toda a sua história”, explica o diretor-geral, Adriano Imperador.
No entanto, colocar os 1,2 mil componentes na avenida está sendo um desafio, especialmente devido às limitações financeiras. Apesar do aumento de 20% no valor repassado pela Prefeitura de Santos às escolas do Grupo Especial, que passou de R$ 180 mil para R$ 216 mil, o orçamento continuou apertado.
“A falta de recursos foi um obstáculo, mas nossa criatividade superou as expectativas. Quando se tem dedicação, o investimento vai além do dinheiro”, ressalta o diretor.
Top 3 é o alvo
Após ficar na sexta colocação nas duas últimas edições do Grupo de Acesso, em 2020, a Sangue Jovem agora mira um lugar entre as três melhores da elite. Para atingir esse objetivo, a escola vem ensaiando às terças e quintas na Rua Manoel Barbosa da Silveira, 211, no bairro Chico de Paula, ao som do samba-enredo Gohayó à Célula Mater – A Raiz de uma Nação.
O diretor convoca a comunidade alvinegra para vibrar ao ritmo da bateria Ritmo Santástico, comandada pelo mestre Ronaldo Balio e pela rainha Stefany Romualdo. “Preparamos surpresas, como bossas na bateria e alas coreografadas. Que nossa torcida e todos os apaixonados pela Sangue Jovem acreditem. Todos vão se orgulhar do trabalho feito”, promete.

Samba-enredo
Anauê…o arco é tupi
A flecha é guarani
Raiz dessa nação
Sangue Jovem canta a terra mãe gentil
São Vicente, a primeira cidade do Brasil
Em Gohayó
Da aldeia ecoa o grito
Duas tribos em conflito
Se uniram contra o invasor
Martim Afonso chegou
No sopro do vento, a vila fundou
Testados pela natureza
Lutaram contra a ambição
E o povo valente, guerreiro
Braço forte na reconstrução
Lá na mata, o corte do facão
Fez o indio conhecer a escravidão
Suor e sangue se misturam no cocar
Cana de açucar fez a vida prosperar
Vem com a imigração
Cultura e tradição
Enriquecendo o paraíso
Sabores de um cenário sem igual
O mar reflete o seu cartão postal
Um legado de valor
Semente de um futuro promissor…
Celula Matter,
Viu o nosso chao crescer
É um orgulho que nem todos podem ter
O ‘calunga’ é quem diz
De branco e preto eu sou mais feliz
Compositores: Rogério Ximu, Sandro Simões, Edirley Fernandes, Joãozinho Oliveira, Rodrigo Correia, Márcio França e Toninho 44
Carnaval 2025
O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Pela Santa Cecília TV, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.