União Imperial colocará a magia do cinema em cartaz para protagonizar um final feliz
Por Rodrigo Cirilo em 16/02/2025 às 06:00

Campeã pela última vez com um enredo dedicado à arte circense, em 2019, a União Imperial dará vida a outra manifestação artística: o cinema. Há mais de 40 anos no Grupo Especial, a Águia do Marapé será a sétima escola a entrar em cena na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz na segunda noite de folia do Santos Carnaval 2025, em 22 de fevereiro.
A proposta da União Imperial é reviver a magia do cinema por meio de filmes campeões de bilheteria, representados em suas 13 alas e três carros alegóricos, estimulando a interação com o público. Alguns dos 1.400 componentes estarão caracterizados como personagens de grandes clássicos, incluindo o longa Querô (2007).
O samba-enredo, composto Turko, Lucas Donato, Rafa do Cavaco, Silas Augusto, Mateus Pranto e Fábio Souza, passeia por diversos gêneros. A letra começa com um convite ao público para entrar no Cine União, iniciando com o drama, passando pelo romance, comédia e aventura, e na expectativa de culminar no tão esperado final feliz: o sonhado 11º título da escola.
“Nosso diferencial é fazer um desfile que prenda a atenção do público com várias atrações de diferentes formas”, destaca o presidente Luiz Alberto Martins, o Pelé. “A União sempre vem em busca do título. Fomos bicampeões em 2019, mas não vencemos de 2020 em diante”, pondera. Desde a última conquista, porém, a escola não ficou fora do top-3, somando dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.
Atrás dos holofotes
Para manter a regularidade que a fez figurar entre as melhores nos últimos cinco anos, a diretoria precisou quase triplicar o investimento nos bastidores, em comparação à verba disponibilizada pela Prefeitura de Santos, de R$ 216 mil. Pelé ressalta que a questão financeira é o maior desafio para garantir o nível de excelência da agremiação na elite.
“Estimamos um orçamento de R$ 500 mil. O grande obstáculo é o alto custo dos materiais, que sofrem constantes aumentos devido à inflação nos produtos de Carnaval, tornando a verba pública insuficiente”, desabafa.
Como o enredo homenageia o cinema, a quadra da União Imperial, localizada na Rua São Judas Tadeu, 20/26, no Marapé, transformou-se em um verdadeiro set de produção. No local, a bateria Balanço Verde e Rosa, amadrinhada por Scheila Carvalho, musa do É o Tchan, comanda o batuque sob a regência do mestre Manguinha.
Pelé faz um convite à comunidade para fortalecer o canto do samba-enredo, interpretado por Chitão Martins, nos ensaios e na avenida. “Vamos cantar nosso samba e participar dos ensaios, porque nossos preparativos estão a todo vapor”.

Samba-enredo
O meu povo em cartaz é quem diz
Pra nossa União final feliz
A estrela da fama que brilha sucesso de bilheteria
Reluz a sala do Cine União
Prepare o seu coração
A sessão vai começar
A sétima arte ganha vida
Tantos astros na avenida
A magia está no ar
Que sensação
Comovido entrar em cena
Viver o drama de Querô
Na tela do cinema
Suspiro ao beijo apaixonado
Do mocinho na mais bela flor
Um romance eternizado
Ah… Como é lindo o amor
Vou morrer de gargalhar eu só sei que foi assim
A comédia me abraçou a tristeza deu um fim
É um “auto” é uma “peça” na lente do diretor
Toda a sala do cinema contagiou
O roteiro entra em ação
Quero ser um herói vencer o vilão
Pelos musicais cantar, dançar, sorrir
Sem pesadelo vem ser feliz
Me aventurar entre mil fantasias
No olhar que fascina
Dos encantos sem fim
Valeu a pena viver tanta emoção
Toca a trilha sonora pra ser campeão
Carnaval 2025
O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Pela Santa Cecília TV, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.