Padre Paulo revisitará passado cinquentenário para voltar às glórias

Por Rodrigo Cirilo em 11/02/2025 às 05:00

Fernando Godoy/Licess
Fernando Godoy/Licess

Heptacampeã do Grupo Especial e dona de uma história cinquentenária, a Mocidade Independente de Padre Paulo prepara uma reverência à sua trajetória no Santos Carnaval 2025. Atualmente na divisão de acesso, a agremiação será a terceira a desfilar na segunda noite de folia, em 22 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.

Embora tenha sido fundada como escola de samba em 1974, a história da Padre Paulo no Carnaval começou um ano antes. Com o enredo Os Bebês e as Babas, a comunidade do Estuário participou do Banho da Dona Dorotéia como bloco. Somente em 1975 ocorreu o primeiro desfile oficial, Lendas e Folclore do Meu Brasil, no qual a escola conquistou a quarta colocação.

“Faremos uma viagem no tempo por todos os desfiles que nos levaram aos sete títulos do Grupo Especial e um do Grupo de Acesso”, antecipa o diretor cultural Gregório Cardim. “São essas conquistas que nos tornaram uma das escolas mais tradicionais do Carnaval Santista”, completa.

O desfile trará referências a momentos marcantes da escola, incluindo Caiçuma! (1980), A Festa dos Deuses! (1982), Carnaval, Odisseia dos Anos 2000! (1984), Deus e o Diabo na Terra do Sol! (1991), Espelho de Luz, Misteriosa Loucura! (1997), Das Mil e Uma Noites ao País do Samba, uma Trajetória de Aventuras e Vitórias! (2000), Ojú Krê Krê… Mangalô – 2006 Embarca Nessa, Meu Samba é Cósmico e Não Tem Pressa! (2006) e São Tantas… Emoções! (2010).

Essas referências estarão presentes nas 11 alas, em um carro alegórico e em um tripé na avenida. Além disso, a homenagem se estenderá ao samba-enredo, interpretado por Gustavinho e Léo Pimenta, junto aos cerca de 800 componentes da escola. Com um investimento de aproximadamente R$ 150 mil, a expectativa da agremiação é alcançar uma das primeiras colocações e celebrar seu retorno ao grupo onde construiu a maior parte de sua história.

“A Padre Paulo merece voltar à elite, e vamos trabalhar para que isso aconteça. Esse é, sem dúvida, o maior presente que poderíamos dar à nossa comunidade. Vamos honrar nosso nome e fazer um desfile inesquecível. Aprendemos muito com nossos erros dos anos anteriores e sabemos que, no carnaval, quem errar menos leva o título”, afirma Cardim.

Ensaios a todo vapor

Os ensaios da Padre Paulo acontecem às segundas, quartas e sábados, a partir das 20h, na Rua Antônio Maia, 47, no Estuário. Na sede da escola, o ritmo é comandado pela bateria Ousadia, sob a liderança do mestre Rogério dos Santos e da rainha Karla Guedes.

“Somos e sempre seremos tradição. São 50 anos de um caso de amor com o Carnaval. Vamos juntos contar essa história e transformar nosso sonho em realidade”, convida Cardim.

Fernanda Godoy/Licess

Samba-enredo

Viaja no tempo a saudade
Na Ousadia a nossa identidade
Homem santo foi quem batizou
E a comunidade te abraçou
“Bebês e Babás” na Dorotéia
Os “Pescadores” outra grande idéia
Samba alegria do povo
Povo alegria de deus
Voou… Voou…
Foi o início do seu apogeu

“Lendas e Folclores do Meu Brasil”
“Palmares, Grande Sonho de Zumbi”
“Caiçuma”
“A Magia do Circo Está no Ar.”
“A Festa dos Deuses”
São histórias pra contar

Na força de um grande império
Sua odisseia se fez imponente
Buscando saber do futuro
A felicidade sorriu novamente
A fé que nos dá guarita
É o manto de Aparecida
“Tem Deuses e Diabos na Terra do Sol”
Quantos “Mistérios, Loucuras de Luar”
“Das Mil e uma Noite”
Um convite pra sonhar
“Vovó Já Dizia”
“São Tantas Emoções no Ar”

Verde branco e dourado o meu pavilhão
Sou Padre Paulo para sempre tradição
50 anos de um caso de amor
Brilha Mocidade com seu expledor

Compositores: Sandro Simões, Robson Alex, Hermes Sobral, Toninho 44, Allan da Rocha, Rogério dos Santos, Odmar do Banjo e André Bento

Carnaval 2025

O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz AlvinegraVila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do SaboóMocidade AmazonenseX-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.

Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.

A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos. 

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.