Dragões do Castelo fará clamor por paz, respeito e liberdade na avenida
Por Rodrigo Cirilo em 14/02/2025 às 05:00

Regida por Aláfia-Onan, o último dos Odus – palavra da língua iorubá que significa destino –, a Dragões do Castelo levará à Passarela do Samba Dráuzio da Cruz um clamor por paz, respeito e liberdade. A escola do Grupo de Acesso será a segunda a se apresentar na última noite de desfiles do Santos Carnaval 2025, em 22 de fevereiro.
A escolha do enredo Aláfia-Onan, N’um Clamor de Paz, Respeito e Liberdade surgiu após uma pesquisa realizada pela diretoria para descobrir qual Odu regia a escola. A resposta veio com a 16ª pedra, símbolo de paz e liberdade.
A diretora da agremiação, Daniela Wonsuit, destaca que o objetivo do desfile será transmitir a serenidade de Aláfia-Onan. “Queremos fazer um verdadeiro clamor por paz, amor, justiça e liberdade, abordando também as intolerâncias religiosas”, afirma.
Ao todo, serão 600 componentes, divididos em dez alas, além de duas alegorias que representarão as cores da Dragões na avenida. Daniela espera que o samba-enredo, composto por Anderson Hulk, Renato Jr., Maycon Batatinha e Batata do Cavaco, contagie tanto os integrantes da escola quanto o público nas arquibancadas. “Queremos que nossa comunidade entre com muita garra, alegria e samba no pé.”
Novo regulamento e preparação para a elite
Vice-campeã do Grupo de Acesso na última edição, a Dragões não conseguiu subir para o Grupo Especial devido ao regulamento do ano passado, que previa a promoção apenas da campeã. Em 2025, no entanto, as duas melhores agremiações serão promovidas à elite, onde a escola da Divinéia não desfila desde 2009.
Para garantir uma vaga, a Dragões reforçou sua preparação, focando nos nove critérios de avaliação dos jurados: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba-enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, e comissão de frente.
“Nosso diferencial estará em todos os quesitos. Já investimos cerca de R$ 300 mil até agora e estamos ainda mais atentos aos pontos que precisamos melhorar em relação ao ano passado”, ressalta Daniela.
A Dragões ensaia e ajusta os últimos detalhes às terças e quintas, às 20h, na Praça da Paz Universal, no Jardim Castelo, na Zona Noroeste. A bateria Sinfônica do Dragão, sob comando do mestre Mimiu, dita o ritmo, enquanto os intérpretes Daniel Colete e Robson dão voz à folia.

Samba-enredo
Kao meu pai Xangô
Kabecilê meu padroeiro
Faz a justiça e a igualdade prevalecer
Chegou a nossa hora de vencer.
Agô Exu!
O som do atabaque ecoou no terreiro
Pedras encantadas vão revelar…
Awurē Eba Baba…. Oxalá
Orumilla….
Com sabedoria concedeu aos orixás
Do Orum a Aiyê, o Orisa Dida
E cada odús uma história a revelou
Odú Aláfia-Onan o caminho ensinou
Toca o adarrum…
Pra Esu Lalu
O mensageiro guardião
Destino traçado…
Êjibé a direção
Olodumare…
O deus maior nos deu fundamento
Ancestralidade na cor… Oyá!
Ilê ifê laroiê oduduá
Xirê de opolê oponifá
Motumbá babalaô… Abre o jogo de ifá
Alafiaou …ôôô… Alafia!
Ta nos quatro elementos
Água fogo terra e ar
O poder da natureza axé
Laroiê e mojubá
Preceito…
Raiz que atravessou o mar
Nos porões dos tumbeiros
Sangrando as águas de Odôiyá
Um canto de fé ecoou
Um clamor de liberdade
Hoje a Dragões pede o fim do preconceito
De punho cerrado pede respeito
Negro dança, negro joga, capoeira
Musicalidade, arte, cultura, brasileira
Odús… Traz a esperança, amor e paz
Intolerância nunca mais
Carnaval 2025
O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Pela Santa Cecília TV, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.