Real Mocidade dobrará aposta no Nordeste em homenagem a Luiz Gonzaga
Por Rodrigo Cirilo em 09/02/2025 às 08:00
![Fernando Godoy/Licess](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/REAL-MOCIDADE.jpg)
A Real Mocidade transformará a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz em ‘Passarela do Baião’, no encerramento da primeira noite de desfiles do Santos Carnaval 2025, em 21 de fevereiro. A agremiação coroará do tradicional rei do ritmo musical nordestino, Luiz Gonzaga, que completou 35 anos de morte em agosto de 2024.
A Realeza do Samba também homenageou um ícone da música nordestina no ano passado, Elba Ramalho, com o enredo Oxente, Real Mocidade Santista – Elba, sua história se faz história, Ai que saudade d’ocê!, e agora dobrará a aposta com um enfoque diferente no enredo Do Sertão à Eternidade, a Saga do Rei do Baião: 35 Anos de Saudade.
“Abordamos mais a carreira da Elba Ramalho, com foco nas músicas. Não entramos a fundo no Nordeste em assuntos como cultura, religião, tradições, e ficou esse gostinho de quero mais. Então resolvemos trazer essa homenagem ao Rei do Baião”, revela o diretor de Carnaval, Fernando Urso.
Urso explica que a escola do Marapé tem muitos integrantes com descendência nordestina, o que contribuiu para a aceitação do enredo, que traz uma abordagem completa sobre o legado de Luiz Gonzaga. Para materializar o planejamento, a escola levará para a avenida 1.300 componentes, distribuídos em 14 alas e três alegorias.
“Traremos Luiz Gonzaga desde a infância, aprendendo a tocar sanfona e fazendo seus primeiros shows. Logo após, passaremos pelo sucesso e o reconhecimento como o rei da música nordestina. Por fim, entraremos em todo o legado deixado e a saudade desses 35 anos sem ele entre nós, mas com a alegria de ter suas músicas eternizadas em nossa cultura”, descreve.
![](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/Real.jpg)
Olhos no título
Apesar das dificuldades financeiras, a Real Mocidade está concluindo o projeto sem alterações, com o aporte de R$ 216 mil disponibilizados pela Prefeitura de Santos. A agremiação espera competir entre as escolas do topo e, quem sabe, faturar o título inédito. Vale ressaltar que no ano passado, a escola ficou apenas um décimo acima da Unidos da Zona Noroeste, que foi rebaixada ao lado da Brasil.
“A Real Mocidade vem forte, com o objetivo de brigar entre as primeiras do nosso Carnaval e pensando até em um título”, projeta Urso. “Convoco toda a família Real para continuar abraçando nosso carnaval, feito com muito suor e dedicação por vários apaixonados pela Realeza do Samba.”
Os ensaios são realizados às quartas e sextas-feiras, às 21h, na sede da Real Mocidade, localizada na Rua Napoleão Laureano, 176 – Marapé, sob o batuque da bateria Swing do Leão, liderada pela rainha Michelle Dias. Os intérpretes Chrystian Santos e Joãozinho Oliveira dão voz ao samba-enredo composto por Fernando Negrão, Sandro Simões, Márcio Arcas e Edu DMQ.
Samba-enredo
Salve o Rei do Baião
Meu samba vai exaltar
Viva o Nordeste e a cultura popular
De sanfona branca e chapéu de couro
Luiz Gonzaga vem nos braços do meu povo!
Olha pro céu, meu amor
A estrela brilhou
Um dom divino
Acordes de Seo Januário
Deixaram legado de pai pra filho
Em Pernambuco, chão rachado do agreste
É o mesmo solo que brota cabra da peste
Numa casinha enfeitada de canção
Tem ladainha em forma de oração!
O sonho se tornou “Real”
Brilhou nas rádios do Brasil
Tem Asa Branca no meu Carnaval
Sucesso… Que o mundo todo aplaudiu!
Êh saudade dos sertões
Um cordel pras gerações
É herança de família
Na “resposta das crianças”
É bonita a poesia…
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz”
Azul, verde e branco é raiz
A Realeza a festejar…
Arrasta pé até o dia clarear!
Carnaval 2025
O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelas multiplataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.