Brasil explorará história nacional em enredo desenvolvido por carnavalesco falecido

Por Rodrigo Cirilo em 10/02/2025 às 05:00

Fernando Godoy/Licess
Fernando Godoy/Licess

Rebaixada para o Grupo de Acesso na última edição, a Brasil terá um desfile repleto de significado e homenagens no Santos Carnaval 2025. Com o enredo Lendas, mistérios e crenças de um povo Brasil, desenvolvido pelo carnavalesco Régis Lopez, que faleceu em setembro do ano passado, a Campeoníssima explorará as origens do povo brasileiro na abertura da segunda noite de folia na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, em 22 de fevereiro.

Lopez preparava seu primeiro trabalho na Brasil, após passagens pela extinta Mãos Entrelaçadas e, mais recentemente, pela Unidos dos Morros. A secretária Paloma Franco conta que, após a morte do carnavalesco, a decisão imediata da diretoria foi dar continuidade ao projeto, agora sob o comando de Rafael Villares.

“É um enredo totalmente criado por ele e aprovado pela presidente, que considerou o tema a cara da Brasil”, explica. “Temos certeza de que nossa comunidade virá com muita garra, dedicação e alegria na passarela do samba”, prevê. Aliás a escola também viveu o luto em decorrência da morte do diretor de harmonia, Diogo Prado da Conceição, que faleceu poucos dias após Régis Lopez.

A comunidade, representada por cerca de mil componentes distribuídos em nove alas de composição – sem contar bateria, baianas e ala dos convidados – e duas alegorias, mostrará o País, de Norte a Sul, através da cultura. O objetivo é realizar um desfile leve, colorido e lúdico.

“A escola apresentará diversas lendas do território nacional, explorando a cultura e a história de cada povo, de acordo com a região. Podem esperar figuras como o Boto-cor-de-rosa, Iara, Curupira, Vitória-Régia, entre outros, na avenida”, antecipa.

Reestruturação

Segunda maior campeã santista, com 11 títulos – apenas atrás da X-9 (19) –, a Brasil vive o pior momento de sua história quase octogenária, sendo rebaixada em duas das últimas três vezes que esteve no Grupo Especial, em 2018 e 2024. No entanto, o momento de reestruturação coincide com o primeiro desfile após a sanção da Lei nº 4.494/2024, que tornou a Campeoníssima e a Pioneira patrimônios culturais imateriais de Santos.

A secretária afirma que o reconhecimento foi motivo de felicidade e satisfação para a tradicional escola, que é a única de fora da Capital a conquistar um título do Carnaval paulistano, em 1954.

“É um orgulho para todos nós, além de um grande avanço para a comunidade sambista de maneira geral. Essa não é uma conquista individual, é coletiva, pois trata-se de um reconhecimento que impulsiona todo o corpo social que vive e movimenta o Carnaval”, celebra.

Para voltar aos tempos áureos, a diretoria “recalculou a rota” e investiu aproximadamente R$ 200 mil para se recolocar na elite, ficando entre as duas melhores do Grupo de Acesso. Paloma conta que, apesar das dificuldades, a comunidade não abandonou a agremiação em momento algum.

“A Brasil precisou parar e refletir sobre o Carnaval de maneira geral. Sem sombra de dúvida, foi um grande desafio para os dirigentes e para a comunidade, mas sabemos que é uma fase e que, com muito trabalho e união, conseguiremos conquistar novamente o nosso lugar, definitivamente, no Grupo Especial”.

Os interessados em participar da reta final de preparação da Brasil podem entrar no ritmo da bateria Feitiço Brasileiro, regida pelo Mestre Binho, e da rainha Lezir Ferreira, nos ensaios que ocorrem todas as quintas-feiras e domingos, às 20h, na Praça do Plano 2, no BNH, no bairro da Aparecida.

Fernando Godoy/Licess

Samba-enredo

Brasil é mais que paixão

É raça e tradição

Brilham oito estrelas na avenida

É um sentimento incapaz de explicar

Pra sempre vou te amar

Brasil o teu solo tem feitiço

Tem cultura, lenda e mito

E ninguém pode negar

Misteriosas matas brasileiras

Guardiões da natureza, sua história vou contar

Pulsa o coração da Amazônia

A ancestralidade está no ar

Exuberante a Vitória Régia

A energia vem do nosso guaraná

A biodiversidade da floresta

Os segredos hoje vamos revelar

O canto da Iara vai te encantar

O boto sai das águas para te conquistar

É Carimbó, negro índio batuqueiro

Trago no sangue esse “Feitiço Brasileiro”

Nas Minas Gerais há um lindo tesouro

Brilha a mãe d’ouro espiritual

No Sul as águas retratam o amor,

Oh meu sertão terra de grande valor

A luz que move montanhas

A paixão é tamanha por aparecida

Viva o Círio de Nazaré

A vitória se alcança

Na força da fé

Compositores: Junior Bicalho, Renato da P.A, Sandro Simões e Victtor Pimentel

Intérpretes: Márcio França, Júnior Bicalho e Pindá.

Carnaval 2025

O Santos Carnaval 2025 acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Imperatriz AlvinegraVila Mathias e Unidos da Zona Noroeste, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Bandeirantes do SaboóMocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.

Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila, pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 29 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.

A cobertura também será feita em tempo real pelas diversas plataformas do Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações de ambos os grupos. 

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem o patrocínio da Facttum Construtora e Trasmontano Saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.