Rival de Charles do Bronxs vem de derrota e não luta há dois anos

Por Rodrigo Cirilo em 16/11/2024 às 06:00

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O norte-americano Michael Chandler, de 38 anos, chega ao combate contra o guarujaense Charles do Bronxs, de 35, neste sábado (16), após um hiato de dois anos sem lutar. A última aparição do ex-campeão do Bellator, outra organização de MMA, foi na derrota para o compatriota Dustin Poirier, em novembro de 2022.

Após o revés contra Poirier, Chandler viveu a expectativa de enfrentar o irlandês Conor McGregor. No entanto, apesar de a superluta ter sido marcada para o UFC 303, em junho, ela foi cancelada em virtude de uma lesão do ex-campeão dos pesos-pena e leve, no dedo mindinho do pé.

Com McGregor fora do páreo, o norte-americano, que caiu para o sétimo lugar no ranking dos leves, recebeu a oportunidade de encarar o segundo colocado, Charles do Bronxs. Os dois já se enfrentaram pelo título em 2021, quando o brasileiro venceu por nocaute no segundo round, levando o cinturão para casa.

Josh Hedges/Zuffa LLC

Contudo, o momento do guarujaense agora é pior que no primeiro duelo, quando Charles “varreu” a categoria com oito vitórias para conquistar o cinturão contra Chandler. Desde a vitória sobre estadunidense, o brasileiro defendeu o título contra Poirier e Justin Gaethje, mas perdeu para o russo Islam Makhachev, que ainda detém o cinturão. Em seguida, Charles nocauteou Beneil Dariush, mas acabou derrotado pelo armênio Arman Tsarukyan.

A expectativa é que Tsarukyan e Makhachev se enfrentem pelo cinturão assim que o russo se recuperar de lesão. Logo atrás na fila deve estar o vencedor do confronto deste sábado ou o neozelandês Dan Hooker, sexto colocado no ranking e embalado por três vitórias consecutivas.

Duelo de estilos

O coevento principal do UFC 309, em Nova York, nos Estados Unidos, promete um clássico duelo de estilos do MMA. Um striker, especialista em combate em pé, contra um grappler, especialista em luta agarrada.

Chandler venceu suas duas lutas no Ultimate por nocaute, contra Dan Hooker e Tony Ferguson, respectivamente. Além disso, obteve dez de suas 23 vitórias no MMA por nocaute. O norte-americano adota uma postura explosiva, buscando resolver os combates com sequências de golpes, especialmente socos.

Charles, por sua vez, possui um arsenal completo de jiu-jitsu. O guarujaense é recordista em finalizações no UFC, com 16, e em vitórias por via rápida (soma de nocautes e finalizações), com 20. Embora seja um grappler, o ex-campeão aprimorou seu jogo em pé nos últimos anos — tanto que foi assim que venceu Chandler.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.