Charles do Bronxs perde por decisão dividida e vê cinturão se distanciar

Por Rodrigo Cirilo em 14/04/2024 às 00:50

Reprodução/UFC
Reprodução/UFC

Em uma batalha acirrada, o guarujaense Charles do Bronxs perdeu na decisão dividida dos juízes (28-29,29-28,29-28) para o armênio Arman Tsarukyan, na madrugada deste domingo (14), no UFC 300, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O brasileiro teve uma oportunidade de finalizar em cada round. Em contrapartida, a estrela em ascensão se defendeu bem e ganhou pontos no ground-and-pound (golpes no jogo de solo).

Agora, Tsarukyan deve ser o próximo a desafiar Islam Makhachev, campeão do peso leve (até 70,3 kg). O armênio, de 27 anos, é o quarto colocado da categoria e emendou sua quarta vitória consecutiva. Além disso, o lutador possui um cartel impressionante na maior organização de MMA, com nove vitórias e duas derrotas.

Por outro lado, Charles (1° na categoria) amargou sua décima derrota no UFC e viu a oportunidade da revanche pelo título, que perdeu em 2022 para Makhachev, escapar temporariamente. Aos 34 anos, o guarujaense conta com 34 vitórias e uma luta sem resultado em sua carreira.

O resultado representou a segunda derrota de um lutador brasileiro no evento histórico. Nos combates anteriores, Deiveson Figueiredo, Jéssica ‘Bate-Estaca’ Andrade, Renato ‘Moicano’ Carneiro e Diego Lopes venceram. A única derrotada foi Marina Rodriguez, para a compatriota Bate-Estaca. Na luta principal, Alex ‘Poatan’ Pereira defenderá o cinturão do meio-pesado (até 92,9 kg) contra o ex-campeão Jamahal Hill, do Estados Unidos.

A luta

Antes dos 30 segundos, Charles derrubou o adversário com um chute rasteiro. Rapidamente, o guarujaense tentou encaixar uma guilhotina, mas Tsarukyan resistiu bravamente. O duelo seguiu no solo com domínio do brasileiro por cerca de dois minutos, quando o armênio tomou o controle e disparou contoveladas.

Na busca de fugir da guarda adversária, Charles foi advertido verbalmente por aplicar uma pedalada no rosto de Tsarukyan. Contudo, o round finalizou com leve vantagem para o ex-campeão da categoria.

No segundo round, o guarujaense iniciou bem novamente, com um soco direto. Por outro lado, o armênio respondeu com o jogo de clinch, até levar Charles ao solo. No forte trabalho de ground-and-pound, Tsarukyan voltou a abusar das cotoveladas, abrindo um corte no supercílio do brasileiro. O domínio foi rompido nos segundos finais, quando o guarujaense aplicou um triângulo, mas não conseguiu conclui-lo pelo limite de tempo.

Com um combate empatado para o último assalto, Tsarukyan novamente forçou a queda do guarujaense para controlar o resultado no solo. Restando 40 segundos, Charles tentou finaliza-lo pela terceira vez, mas o armênio foi ‘salvo pelo gongo’, assim como no round anterior.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.