Reencontro com Chandler renova chance de cinturão para Charles do Bronxs

Por Rodrigo Cirilo em 17/09/2024 às 11:00

Josh Hedges/Zuffa LLC
Josh Hedges/Zuffa LLC

O ex-campeão peso-leve do UFC, Charles do Bronxs, enfrentará o estadunidense Michael Chandler, em um combate de até cinco rounds, no coevento principal do UFC 309, marcado para 16 de novembro, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O confronto deve definir o segundo na fila para enfrentar o campeão Islam Makhachev, que se recupera de uma ruptura de ligamento da mão para defender seu cinturão contra o armênio Arman Tsarukyan, atual número 1 da categoria.

O adversário é um velho conhecido do guarujaense de 34 anos. Aliás, no primeiro confronto entre os lutadores, em 2021, Charles nocauteou no segundo round para faturar o cinturão vago dos leves na época. Desde então, o brasileiro se consolidou como um dos nomes mais badalados da organização, finalizando os também norte-americanos Dustin Poirier e Justin Gaethje.

No entanto, contra Gaethje, Charles não bateu o peso e perdeu o cinturão, apesar de conquistar a vitória. Assim, a categoria ficou novamente sem um campeão, até que Makhachev, que vinha de uma sequência de dez vitórias, derrotou Charles em uma luta válida pelo cinturão vago, em 2022, conquistando o título que detém até hoje.

Após a derrota, o guarujaense venceu o norte-americano Beneil Dariush e se credenciou para desafiar Makhachev. No entanto, uma lesão dias antes o retirou da luta, então prevista para outubro de 2023. Charles só voltaria ao octógono em abril deste ano, no estrelado UFC 300, onde teve três oportunidades de finalizar o combate, mas viu Tsarukyan vencer por decisão dividida.

Com o iminente embate entre Makhachev e Tsarukyan, já anunciado pelo presidente do UFC, Dana White, mas ainda não oficializado, a revanche entre o segundo e o sexto colocados no ranking definirá os próximos passos da categoria. Até porque o terceiro e o quarto colocados, Gaethje e Poirier, vêm de derrotas. Outro possível postulante é o neozelandês Dan Hooker, que chegou ao top-5 dos leves após vencer o polonês Mateusz Gamrot, em agosto.

Com 34 vitórias, dez derrotas e uma luta sem resultado, o guarujaense demonstrou confiança nas redes sociais. “Vocês podem ter certeza de que o Charles Oliveira, o Charles do Bronxs, Leão do peso-leve, vai estar mais pronto do que nunca e fazer aquele show para todos vocês”, publicou.

Chandler com sede de vingança

Cansado de esperar pelo irlandês Conor McGregor por dois anos, Chandler também vê a luta com bons olhos. Apesar de não ter o mesmo cachê que um evento contra o principal astro do Ultimate, a revanche com Charles é mais interessante esportivamente para o atleta, que caminha para o final da carreira, aos 38 anos.

Vindo de derrota contra Poirier, em 2022, o ex-campeão do Bellator pode escalar o ranking da categoria em caso de vitória, posicionando-se novamente para uma luta por título. O norte-americano, conhecido por sua trocação explosiva, possui um cartel no MMA de 23 vitórias e oito derrotas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.