Estudante é agredida após discussão por causa de ventilador em sala de aula no litoral de SP
Por Santa Portal em 03/04/2025 às 15:00

Uma adolescente de 15 anos foi agredida após um desentendimento com um colega de classe na tarde de terça-feira (1º), em uma escola estadual, em Itanhaém.
O Boletim de Ocorrência diz que o tumulto começou por causa do ventilador de uma das salas da Escola Silvia Jorge Pollastrini. Um estudante estava sentindo muito calor e, então, mudou a posição do ventilador. Isso incomodou alguns colegas, inclusive a adolescente, que reclamou com o professor que o vento estava direcionado somente para uma fileira de carteiras.
Na sequência, o menino e a adolescente trocaram xingamentos. O rapaz se irritou com algumas palavras ofensivas ditas pela estudante e acertou socos no rosto dela. O professor e o vice-diretor do colégio precisaram intervir na situação.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, a Polícia Militar foi acionada para a a ocorrência na escola estadual e, no local, conduziu os menores envolvidos, juntamente com seus responsáveis, até a delegacia, onde prestaram depoimento.
A jovem precisou de atendimento médico e foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, sendo liberada após avaliação. Ela recebeu pontos na região da sobrancelha. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial da cidade como lesão corporal, injúria e vias de fato. A Polícia Civil requisitou exame de corpo de delito para a vítima e segue com as investigações.
O Santa Portal também entrou em contato com a Secretaria de Educação (Seduc) do Estado de São Paulo, que se manifestou sobre o episódio por meio de nota.
“Assim que soube do ocorrido, a equipe gestora da EE Professora Sílvia Jorge Pollastrini interveio. A aluna vitimada foi socorrida e encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento médico. Os responsáveis foram convocados e informados das medidas disciplinares. Os estudantes estão afastados das atividades presenciais. Foi registrado o boletim de ocorrência e o caso inserido no aplicativo do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) para acompanhamento. Um profissional do programa Psicólogo na Escola foi colocado à disposição da estudante”, diz a Seduc.
A secretaria informa ainda que a unidade de ensino reforçará as ações de mediação entre os estudantes e a equipe escolar.
“A Diretoria de Ensino de São Vicente repudia qualquer forma de violência e agressão física e segue à disposição para quaisquer esclarecimentos”, completa a nota da Seduc.