Campeão invicto do UFC, Topuria desafia guarujaense: "Gostaria de lutar contra o Charles"

Por Rodrigo Cirilo em 12/12/2024 às 10:00

Jeff Bottari/Zuffa LLC
Jeff Bottari/Zuffa LLC

O campeão do peso-pena (até 65,8 kg) do UFC, Ilia Topuria, de 27 anos, tem planos de subir de categoria para enfrentar o guarujaense Charles do Bronxs, de 35. O objetivo principal do espanhol-georgiano é se tornar um duplo campeão. No entanto, como o detentor do cinturão do peso-leve (até 70,3 kg), Islam Makhachev, já tem luta marcada para janeiro contra Arman Tsarukyan, no UFC 311, o brasileiro tornou-se a melhor opção.

“Já que o Islam vai lutar em janeiro e não estará pronto até abril ou maio, eu gostaria de lutar contra o principal desafiante ao cinturão, que é o Charles Oliveira”, disse o lutador, que mantém um cartel perfeito com 16 vitórias e nenhuma derrota no MMA, em entrevista à rádio Cope, da Espanha.

Segundo colocado no ranking dos leves, Charles é, de fato, o principal desafiante após Arman Tsarukyan. O guarujaense afirmou, após sua última vitória, que estará presente na arena durante o UFC 311, em Los Angeles, nos Estados Unidos, para assistir à luta pelo cinturão ou até substituir um dos lutadores, em caso de lesão.

Caso o russo vença, ele deverá estar pronto para uma nova luta a partir de junho, considerando a preparação e o período de jejum no Ramadã – entre 28 de fevereiro e 29 de março –, respeitado pelos muçulmanos, religião do campeão. Já se Tsarukyan vencer o combate, Makhachev terá uma revanche imediata, por ter dominado a categoria desde 2022. Diante desse cenário, Topuria pretende “furar a fila de Charles”, vencendo o guarujaense.

Chris Unger/Zuffa LLC

Subida improvável

No entanto, uma subida de categoria de Topuria ainda é improvável, considerando que o espanhol-georgiano defendeu seu cinturão apenas uma vez, contra Max Holloway, em outubro. Além disso, o peso-pena apresenta lutadores em ascensão que poderiam desafiá-lo, como o brasileiro Diego Lopes, embalado por cinco vitórias consecutivas, e o russo Movsar Evloev, invicto no MMA, com 18 triunfos.

Outro ponto que pode frustrar os planos de Topuria é o desejo de Makhachev de subir de categoria. Em caso de vitória, seria a quarta defesa de cinturão do russo, somando uma vitória contra Dustin Poirier e duas diante de Alexander Volkanovski. Aliás, este último é ex-campeão dos penas que, à época do primeiro combate, já havia defendido seu cinturão quatro vezes, credenciando-se ao title shot pelo duplo campeonato.

Na história do Ultimate, apenas Amanda Nunes, Daniel Cormier, Henry Cejudo e Conor McGregor foram campeões de duas categorias de forma simultânea. Atualmente, Alex Poatan, campeão do peso meio-médio, além de Makhachev e Topuria, já sinalizaram o interesse de tentar repetir a façanha.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.