Charles do Bronxs domina Chandler e se torna o brasileiro com mais vitórias no UFC
Por Rodrigo Cirilo em 17/11/2024 às 03:21
Dono dos recordes de finalizações e vitórias por via rápida no UFC (16 e 20, respectivamente), Charles do Bronxs tornou-se, na madrugada deste domingo (17), o brasileiro com mais triunfos na maior organização de artes marciais mistas (MMA). O guarujaense alcançou sua 23ª vitória ao derrotar Michael Chandler por decisão unânime dos juízes (49×46, 49×46 e 49×45) no coevento principal do UFC 309, realizado no Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos.
No combate de cinco rounds, Charles mostrou ampla dominância no solo, apesar de quase ser nocauteado no último, para conquistar o triunfo. Sendo assim, superou o compatriota Demian Maia (22 vitórias) e igualou-se a Andrei Arlovski e Donald Cerrone, ambos com 23. Apenas Jim Miller, com 27 vitórias, permanece à frente. Aliás, o estadunidense também ampliou seu cartel no mesmo evento, estrelado por Jon Jones e Stipe Miocic, ao finalizar Damon Jackson no card preliminar.
A vitória recolocou Charles entre os possíveis desafiantes ao cinturão do peso-leve, atualmente de Islam Makhachev. “Dana [presidente do UFC], quem é o próximo da fila? Posso esperar em janeiro ou fevereiro, mas eu sou o próximo”, declarou após a luta. É provável que o armênio Arman Tsarukyan, que venceu o brasileiro, enfrente o russo no início de 2025.
Aos 35 anos, Charles agora acumula 35 vitórias, 10 derrotas e uma luta sem resultado no cartel de MMA. Já Chandler, que se afastou da disputa pelo cinturão e imediatamente voltou a desafiar o irlandês Conor McGregor, possui 23 triunfos e nove derrotas, duas delas contra o brasileiro.
A luta
O combate começou com golpes tímidos de ambos os lados, até que Charles derrubou o adversário segurando uma das pernas. Embora não tenha conseguido a finalização, manteve o domínio nos três minutos finais do assalto inicial.
No segundo round, Charles seguiu superior, desta vez na luta em pé. Encurralado, Chandler tropeçou e correu em fuga duas vezes após acusar golpes. Aproveitando o momento, o brasileiro levou-o ao chão novamente e aplicou cotoveladas no rosto do estadunidense.
Charles manteve a pressão com joelhadas e ganchos no terceiro assalto, enquanto Chandler, com a guarda baixa, tentava reagir na trocação. O brasileiro voltou a derrubá-lo e ficou próximo de aplicar um estrangulamento por triângulo, defendido com esforço pelo oponente.
No quarto round, Chandler buscou a trocação franca, no espírito de ‘tudo ou nada’, mas foi novamente frustrado por uma queda do brasileiro. Neste assalto, Charles ultrapassou pela primeira vez na carreira a marca de mais de 12 minutos de domínio no solo.
Apesar de vencer os quatro primeiros rounds, Charles enfrentou dificuldades no último, ao ser atingido por dois socos de direita. Aliás, o brasileiro reclamou de uma dedada no olho, entretanto, o juiz não interrompeu o combate. Na tentativa de conter o ímpeto do anfitrião, ele rapidamente levou a luta ao chão, mas Chandler conseguiu uma posição favorável, desferindo cotoveladas na nuca do brasileiro. Ainda assim, Charles resistiu e recuperou o controle no solo, garantindo a vitória.