Operação desarticula quadrilha de golpes digitais na Baixada Santista

Por Santa Portal em 13/08/2024 às 20:00

Divulgação/SSP
Divulgação/SSP

Uma quadrilha especializada em crimes digitais foi desarticulada após uma operação conjunta entre a Polícia Militar (PM) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) nesta terça-feira (13), em diversas localidades, incluindo a Baixada Santista. Batizada de Operação Tashi Delek, a ação tem como objetivo combater delitos patrimoniais digitais, como estelionato e lavagem de dinheiro, praticados em vários estados brasileiros.

A operação foi conduzida pelo Comando de Policiamento de Choque e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por meio do Núcleo Especializado na Prevenção e Combate a Delitos Cibernéticos (CyberGaeco). A 1ª Vara Criminal de Santos autorizou o cumprimento de sete mandados de prisão e 42 de busca e apreensão em diversas localidades, incluindo a capital, a Região do ABC, o Alto Tietê e a Baixada Santista.

Até o momento, cinco pessoas foram presas. As equipes apreenderam 21 celulares, seis joias, quatro pen drives, três máquinas de cobrança, três relógios, dois notebooks, um tablet e mais de R$ 14 mil em espécie. As investigações apontam que a quadrilha operava de forma sistêmica, utilizando meios digitais para cometer estelionatos e lavar o dinheiro obtido com os crimes.

A operação contou com a participação de cerca de 200 policiais militares, além de mais de 30 promotores de justiça e servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo. As ações de busca e apreensão ocorreram em 47 endereços diferentes, com a expectativa de que todos os envolvidos sejam responsabilizados ao final do processo judicial.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.