Oito escolas de samba fecharam o Carnaval santista; reveja transmissão
Por Santa Portal em 04/02/2024 às 12:00
O segundo dia do Carnaval de Santos foi marcado por referências à fé, lendas e tradições de cidades da região, além de homenagens a grandes personalidades e personagens da cultura carnavalesca da Baixada Santista.
Dando um belo espetáculo, a Imperatriz Alvinegra abriu o dia de desfiles pelo Grupo de Acesso, que também teve a passagem da Império da Vila e da Dragões do Castelo na disputa por uma vaga na divisão especial.
Já pelo Grupo Especial, Independência abriu os desfiles, seguido da Unidos dos Morros, Mocidade Amazonense, Sangue Jovem e Brasil, que encerrou as apresentações na Passarela Dráuzio da Cruz.
Reveja transmissão do segundo dia
Grupo de Acesso
Imperatriz Alvinegra
Representando São Vicente na Passarela Dráuzio da Cruz, a Imperatriz Alvinegra fez uma bonita homenagem para a X-9 neste sábado (3), na abertura do segundo dia de desfiles. O enredo contou as origens, vitórias e o legado deixado pela Pioneira, que completará 80 anos de fundação em maio.
De olho em seu primeiro acesso ao Grupo Especial, que ficou por seis décimos no ano passado, a Imperatriz investiu em torno de R$ 130 mil na montagem do desfile. O orçamento veio da verba municipal, além da ajuda da X-9 e de outros parceiros.
Império da Vila
A Império da Vila tomou a Passarela Dráuzio da Cruz na noite deste sábado (3) com uma exaltação ao importante papel dos nordestinos no desenvolvimento de Cubatão. A agremiação da Vila Nova foi a segunda escola a desfilar pelo Grupo de Acesso na segunda noite do Santos Carnaval 2024.
Com o enredo Os imigrantes no Vale da Vida, Cubatão uma nova história, a Império da Vila buscou contar o “renascimento” de Cubatão, que já foi chamado de Vale da Morte devido à poluição, e a participação dos nordestinos nessa volta por cima.
Dragões do Castelo
A Dragões do Castelo fechou os desfiles do Grupo de Acesso, neste sábado (3), levando a vida do sambista Daniel Dias do Nascimento, popularmente conhecido como Daniel Feijoada, para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.
Fundamental na quebra de preconceito contra o Carnaval, o ‘Maioral do Samba’, que comemoraria seu centésimo aniversário em 2024, foi baliza, passista, batuqueiro, porta-estandarte, compositor e partideiro, começando na extinta Novo Horizonte.
Grupo Especial
Independência
Diretamente do Jardim Casqueiro, em Cubatão, a Independência abriu o Grupo Especial na segunda noite do Carnaval de Santos 2024. Com uma mistura de ritmos, a escola levou a riqueza das manifestações culturais nordestinas à Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.
Com as cores vivas das festas populares do Nordeste, representadas nas fantasias, e na cadência contagiante do forró, homenageado no enredo, a Independência se inspirou na canção Feira de Mangaio, clássico da música nordestina. A música foi composta por Sivuca em parceria com Glorinha Gadelha e eternizada na voz de Clara Nunes.
Unidos dos Morros
Atual bicampeã do Carnaval de Santos, a Unidos dos Morros desfilou, na madrugada deste domingo (4), contando as tradições da cultura indígena, ruínas em meio às paisagens, seres fantásticos, tesouros e até discos voadores.
Impressionando desde a comissão de frente, a Unidos dos Morros busca o tricampeonato consecutivo em 2024. O carro abre-alas levantou a torcida da escola nas arquibancadas.
Mocidade Amazonense
Com grandes figuras do Nordeste como “Padim Ciço”, Mestre Vitalino e Luiz Gonzaga, a Mocidade Amazonense casou Lampião e Maria Bonita na Passarela Dráuzio da Cruz, na madrugada deste domingo (4).
A agremiação de Vicente de Carvalho foi a terceira a desfilar pelo Grupo Especial na segunda noite do Carnaval de Santos 2024. A Amazonense conseguiu sua última vitória em 2009 e desfilou em busca do terceiro título.
Sangue Jovem
A Sangue Jovem trouxe um samba em oração que abordou a força inexplicável da fé que a agremiação e seus componentes buscam diariamente. A agremiação foi a penúltima escola a passar pela avenida nesta madrugada de domingo (4).
A Sangue Jovem levantou a torcida santista nas arquibancadas da Passarela Dráuzio da Cruz. O carro abre-alas com a imagem de Jesus Cristo trouxe a escola para a avenida que falou bastante sobre a fé.
Brasil
Campeoníssima do carnaval santista, a Brasil encerrou os desfiles do Santos Carnaval 2024 na madrugada deste domingo (4), com uma viagem no tempo entre os grandes impérios da humanidade.
Um outro império homenageado não surgiu na antiguidade, mas em um bairro da capital paulistana: o Império de Casa Verde, escola do carnaval de São Paulo. A agremiação ganhou notoriedade por ser uma das escolas com ascensão mais veloz ao Grupo Especial, com apenas onze anos de fundação.