Independência leva Feira de Mangaio à passarela do samba
Por Marcela Morone em 04/02/2024 às 00:47
Diretamente do Jardim Casqueiro, em Cubatão, a Independência abriu o Grupo Especial na segunda noite do Carnaval de Santos 2024. Com uma mistura de ritmos, a escola levou a riqueza das manifestações culturais nordestinas à Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.
Com as cores vivas das festas populares do Nordeste, representadas nas fantasias, e na cadência contagiante do forró, homenageado no enredo, a Independência se inspirou na canção Feira de Mangaio, clássico da música nordestina. A música foi composta por Sivuca em parceria com Glorinha Gadelha e eternizada na voz de Clara Nunes.
Três vezes campeã do Grupo de Acesso, a Independência busca o título inédito no Grupo Especial. A agremiação do Casqueiro levou à passarela 1,5 mil integrantes distribuídos em 14 alas, além de três alegorias.
A comissão de frente entrou na passarela representando os “floreios da sanfona”. De acordo com o coreógrafo responsável, Everton Andrade, os integrantes ficaram responsáveis por mostrar o início da dança do mangangá ao público. A coreografia, segundo Andrade, foi o resultado de um estudo de três meses de vários elementos nordestinos.
Logo atrás da comissão de frente, um gigante cangaceiro ilustrou o abre-alas da escola. No eixo da frente do carro, um casal dançava em sintonia sob um balão de São João. As celebrações em homenagem ao santo ilustraram a última alegoria da Independência, que levou uma grande festa junina à passarela.
Na frente da bateria Explosão, a pequena Manu Braga chamou atenção ao lado da dupla de madrinhas da bateria. Com 12 anos, a pequena desfila com a Independência desde os quatro.
“Esse ano foi maravilhoso. Estou na escola há oito anos e esse ano superou as expectativas”, enfatizou a pequena.