21/07/2017

Michel Temer assume presidência temporária do Mercosul

Por Santaportal e Agência Brasil em 21/07/2017 às 15:53

ECONOMIA – O Presidente Michel Temer embarcou ontem (20) para a 50ª Cúpula do Mercosul, que acontece em Mendonza, na Argentina. A partir de hoje (21), o presidente ficará a cargo por seis meses da presidência do Mercosul, para fortalecer a integração econômica e comercial do bloco, composto atualmente pelo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Enquanto Michel Temer estiver fora, quem assumirá o governo será o presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Dentro de um plano econômico, o Brasil valorizará a importância de se concluir o acordo que dá abertura à empresas brasileiras para fazerem parte de licitações do governo argentino eliminando empecilhos no comércio.

Em torno da agenda das reuniões do Mercosul, o presidente continuará priorizando negociações com a União Europeia, enriquecendo os acordos feitos com a Associação Europeia de Livre Comércio – que tem como membros a Noruega, Suiça, Islândia e Liechtenstein – e a Aliança do Pacífico – México, Peru, Chile e Colômbia – Outro passo a ser dado pelo Brasil, será uma nova negociação com o Canadá e países da Ásia.

Um tema que não passará batido será a situação da Venezuela, que foi excluída do Mercosul devido à falta de cumprimento com os acordos de adesão. O país hoje enfrenta uma forte crise econômica e política, escassez de alimentos básicos e conflitos diários com manifestações e violência.

No último domingo, o presidente Nicolás Maduro sugeriu uma Assembleia Nacional Constituinte para alterar a Constituição venezuelana, mas a ideia foi logo rejeitada por 98,4% da população durante o pebliscito.

O papel do Mercosul na economia
De acordo com dados do governo brasileiro, o Mercosul engloba uma população de 291 milhões de habitantes e conta com PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 2,7 trilhões, o que equivaleria à quinta maior economia mundial. De acordo com informações das Nações Unidas, o bloco recebeu 65% dos investimentos estrangeiros diretos na América do Sul em 2016.

Para o Brasil, o Mercosul constitui relevância posto que, no ano passado, 84% das exportações do país para o bloco foram de bens industrializados. Se comparado com as exportações brasileiras de bens industrializados para o resto do mundo, estas representaram 56% do total enviado para fora do país.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.