Guarujá reduz casos de dengue e chikungunya em 98%
Por Santa Portal em 09/10/2022 às 21:00
Guarujá reduziu os casos de dengue e chikungunya em 98% em relação ao ano passado. Paralelamente, a Prefeitura equiparou o salário dos agentes de controle de endemias ao piso nacional da categoria.
De janeiro a setembro de 2021, o Município registrou 3.729 casos confirmados de chikungunya. No mesmo período deste ano, o total foi de 28 casos. A queda percentual é de 99,2%. Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue também registrou diminuição expressiva, saindo de 2.028 casos para 52, um índice de 97,5%. A média da redução entre as duas doenças é de 98%.
A Secretaria de Saúde comemora o avanço, sobretudo no ano em que o índice larvário é o maior da série histórica, com 14,5. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é o indicador para possibilidades de surto de dengue e estimava cerca de 50 mil casos entre dengue e chikungunya e a Superintendência de Vigilância em Saúde intensificou suas ações.
Os agentes tiveram o reforço de 30 novos profissionais que foram convocados, a colaboração de agentes comunitários de Saúde e do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios (Seeclag) Guarujá, que facilitou o acesso aos condomínios. O Município recebeu apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo Estadual, que enviou um veículo de apoio e readequou o fornecimento da quantidade de larvicida.