Incêndios são mais comuns no verão, alerta bombeira; saiba como prevenir
Por Anna Clara Morais em 26/12/2025 às 16:00
O número de ocorrências de incêndios no período do verão tende a aumentar na região devido a elevação das temperaturas. O alerta é da tenente Carolina Rodrigues, do 6° Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista.
Na manhã de quinta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu uma comunidade na Vila Esperança, em Cubatão, no litoral de São Paulo. A ocorrência foi registrada na Travessa Rio de Janeiro, altura do número 100, e foi oficialmente encerrada no início da tarde. Quatro pessoas precisaram de atendimento médico.
“Esse cenário exige atenção redobrada da população quanto aos cuidados preventivos, especialmente em ambientes residenciais, comerciais e áreas de vegetação”, destaca.
A tenente explica que a utilização de luzes decorativas, muito comuns nessa época do ano, e aparelhos eletrodomésticos, podem contribuir para a ocorrência de incêndios caso sejam produtos sem certificação, tenham ligações improvisadas ou fiquem ligados por muito tempo sem supervisão.
“Entre os fatores mais comuns estão a sobrecarga das instalações elétricas, o uso intenso de aparelhos eletrodomésticos, instalações irregulares e o manuseio inadequado de fontes de calor”.
Para evitar que qualquer acidente aconteça, a população deve adotar certos cuidados. A orientação dada pela profissional é a de evitar o uso excessivo de extensões e tomadas sobrecarregadas, realizar revisões periódicas na rede elétrica da residência e desligar aparelhos quando não estiverem em uso.
Em caso de incêndio, também há orientações sobre a maneira correta de agir para que a situação não se agrave.
“Diante de um princípio de incêndio, a recomendação é manter a calma, afastar-se do local em segurança e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, explica a tenente Carolina.