Escola de Praia Grande confirma dois casos de meningite. Prefeitura afirma não ter necessidade de isolamento
Por Laila Aguiar em 03/09/2022 às 12:10
Pais e mães de alunos da Escola Municipal Newton de Almeida Castro, localizada no bairro Vila Sônia, em Praia Grande recorreram às redes sociais para realizar a reclamação de que seus filhos estavam com meningite e que a escola continuou funcionando normalmente. No local foram dois casos confirmados. O primeiro no dia 21 de agosto e o segundo três dias depois.
De acordo com os responsáveis, a escola foi notificada da situação, mas continuou funcionando e a diretoria só avisou os responsáveis uma semana depois que os casos foram confirmados.
Bruno Rafael Prado dos Santos, comerciante e pai de uma das alunas que teve a doença, afirma que a filha começou a sentir dores de cabeça e vômitos, ao levar ao criança no Hospital Irmã Dulce, os médios já constataram suspeita de meningite. “Levamos ela o mais rápido possível para o Irmã Dulce, lá já foi constatada a suspeita de meningite. Foi aberta a internação e a médica pediu os exames.”
Os exames confirmaram as suspeitas dos médicos, a criança estava com meningite viral. Após ficar internada por um dia, a criança foi liberada, mas acabou voltando após um mal-estar e só recebeu alta na última sexta-feira (2).
O caso mais grave foi o da filha da Marcela Gomes Rosa, cuidadora de idosos. A criança deu entrada no hospital municipal com vômitos e convulsões, após passal mal na escola. “Primeiro foi realizada a coleta dos exames laboratoriais, no dia seguinte, foi realizado o exame de liquor. A partir daí foi confirmado.”
A mãe teve a confirmação que a sua filha estava com meningite bacteriana e que precisaria ficar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O comunicado para a escola
Os pais dos alunos afirmam que comunicaram a escola e a Secretaria de Saúde de Praia Grande, mas não obtiveram nenhuma resposta de que o problema seria informados para os outros pais da escola. “Entrei em contato com os diretores para que eles tivessem maior cautela com as crianças, mas no entanto, não teve isolamento na escola, tudo continuou funcionando normalmente.”, afirma Bruno.
A preocupação dos pais é de ter outras crianças com o mesmo problema. “São crianças podendo ser o terceiro, quarto, quinto caso.”
O que diz a Prefeitura
De acordo com a Prefeitura, em 2021 foram registrados cinco casos de meningite, em 2022, são sete casos, até o momento.
Segue na íntegra na nota oficial enviada pela Prefeitura de Praia Grande.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande esclarece que, diferente do que algumas redes sociais estão divulgando, não existe surto de meningite no município. E não há motivo de pânico. De acordo com profissionais de vigilância, não há riscos para os alunos e nem necessidade de isolamento do ambiente.
Duas crianças, uma de 2 e outra de 4 anos de idade, ambas da mesma escola, estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica e seguem internadas e assistidas pela equipe médica do Hospital Irmã Dulce. As duas crianças passam bem.
De acordo com a equipe da Vigilância, casos de meningite podem acontecer ao longo do ano, e mesmo que as crianças estudem no mesmo local, não há relação entre os casos, sem necessidade de fechamento da escola e medicações para os contatos.
Ainda assim, os pais das crianças desta unidade escolar estão sendo orientados e tranquilizados, tendo suas dúvidas esclarecidas sobre o tema, pelos funcionários da unidade escolar.
A Vigilância Epidemiológica de Praia Grande tem ampla e experiência e age com rapidez, aplicando todos os protocolos necessários para proteção da população. Portanto, a Sesap reforça que, não há motivo para a população se alarmar. A Sesap ressalta ainda que as duas estão recebendo toda atenção necessária, bem como suas famílias.