Tarcísio lança oficialmente a Operação Verão; mais de 4 mil policiais serão mobilizados
Por Santa Portal em 20/12/2025 às 18:00
A Operação Verão foi lançada oficialmente neste sábado (20), durante evento que contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas, em Bertioga, no litoral de São Paulo.
Segundo Tarcísio, essa será a ‘maior Operação Verão da história’. Ao todo, 4.097 policiais e 436 viaturas foram enviadas para intensificar a segurança durante a alta temporada em todo o litoral paulista. O reforço soma-se às equipes que já atuam nas cidades litorâneas, e conta ainda com a participação de unidades especializadas, como os Comandos de Policiamento de Choque, Rodoviário, Ambiental, Aviação e Corpo de Bombeiros.
“Gostaria de parabenizar todos os representantes das forças de segurança aqui presentes. Vocês têm feito a diferença, enfrentando o crime de forma muita corajosa, como aconteceu em todas as oportunidades, inclusive na baixada. E hoje vamos celebrar aqui a maior Operação Verão da história, que vai mobilizar no litoral norte, no litoral sul, na baixada, mais de 4 mil agentes, com estruturação das polícias, com equipamentos e investimentos”, disse o governador, durante o evento de lançamento da operação.
A Operação Verão é realizada desde a década de 1980, sendo esta a maior em quantidade de efetivo empenhado. No ano passado, foram cerca de 3,3 mil policiais militares.
Como a Baixada Santista concentra a maior extensão de praias e fluxo de visitantes, 2,8 mil policiais reforçarão o patrulhamento na região. Outros 861 PMs atuarão no litoral norte — Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela. A operação também envolve 253 bombeiros e 147 policiais do Policiamento Rodoviário, ampliando a capacidade de resposta a ocorrências e atendimentos emergenciais nas regiões.
“Essa operação se apoia em três pilares claros: presença policial forte, integração entre as forças e uso intensivo de tecnologia, com destaque para o Muralha Paulista, fundamental para combater a mobilidade criminal e ampliar nossa capacidade de monitoramento e resposta”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves. “Os resultados demonstram que estamos no caminho certo, com quedas consistentes nos indicadores criminais, especialmente nos roubos e nos crimes contra a vida, reflexo de planejamento, comando e do trabalho incansável das nossas forças de segurança”, finalizou Nico.
A ação segue até 20 de fevereiro, logo após o Carnaval, e inclui reforços no Centro de Operações da PM, onde equipes estarão de prontidão para monitorar ocorrências e direcionar rapidamente o policiamento.

Foto: Divulgação/Governo de SP
Segundo o coronel Carlos Lucena, da Coordenadoria Operacional da PM, a integração tecnológica é um dos pilares do planejamento. “O Muralha Paulista é o arcabouço tecnológico do nosso sistema de segurança e ataca a mobilidade criminal. A sociedade pode ter certeza de que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que cada cidadão possa curtir o período de festas com segurança”, declarou.
Ao menos 13 cidades dos litorais sul e norte paulista estão integradas ao programa por meio da disponibilização de 1,7 mil câmeras — parte delas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas, o que ajuda na captura de foragidos da Justiça e na recuperação de veículos roubados ou furtados, bem como no monitoramento das imediações.
Bombeiros e Polícia Civil reforçam salvamentos e atendimento
O Corpo de Bombeiros ampliou sua atuação no litoral com 567 guarda-vidas temporários, além de 253 soldados de 2ª classe recém-formados e 2,5 mil vagas mensais de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem). O Litoral Norte receberá dois postos avançados 24 horas — em Ubatuba e São Sebastião — e contará com o apoio de quatro aeronaves da Aviação da PM, que atuarão em períodos de maior demanda.
A Polícia Civil também integra a Operação Verão com reforço de efetivo e vagas de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil (Dejec), ampliando a capacidade de atendimento, investigação e suporte às atividades de segurança pública durante os meses de maior fluxo de turistas.