Em busca do tri, Sereias da Vila conhecem grupo da Libertadores Feminina
Por Santa Portal em 12/09/2024 às 20:00
As Sereias da Vila estão de volta à Conmebol Libertadores Feminina. O Santos disputará a competição continental no futebol feminino depois de seis anos, em sua quinta participação. Em busca do tricampeonato, as Sereias conheceram seu grupo para a primeira fase da Libertadores na tarde desta quinta-feira (12), em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Integrando o grupo B, o Alvinegro Praiano terá como adversários Olímpia (Paraguai), Colo-Colo (Chile) e Always Ready (Bolívia). As equipes se enfrentam em turno único para determinar as duas melhor colocadas, que avançam às quartas de final. Disputado entre 3 e 19 de outubro, em 2024 o torneio terá o Paraguai como sede. CEO do Santos, Paulo Bracks destacou a importância da competição e exaltou a representatividade do Clube na competição continental.
“A Libertadores é extremamente importante para o Santos e para as Sereias da Vila. É um torneio emblemático, onde já temos uma história. Somos bicampeões. O futebol feminino é um dos pilares da gestão e estamos com os olhos muito atentos para voltarmos a competir em alto nível. Para isso, nada melhor que uma competição grande. Estaremos prontos”, declarou Paulo Bracks.
Histórico
No dia 18 de outubro de 2009, as Sereias da Vila faziam história ao vencer a primeira edição da Copa Libertadores da América no futebol feminino. A geração de Marta, Cristiane e companhia fez a audiência do futebol feminino disparar e lotou estádios pelo Brasil, incluindo, claro, a Vila Viva Sorte na grande final.
O Santos foi também o primeiro clube brasileiro a conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores da América. Já no ano seguinte, no dia 17 de outubro de 2010, foi a vez de as Sereias da Vila colocarem o Santos FC no mais alto patamar da América do Sul pela segunda vez. Campeãs da primeira edição do torneio, em 2009, as Sereias da Vila chegaram para a disputa de 2010 também como favoritas. A Rainha Marta já havia deixado o clube, mas a equipe base havia sido mantida, com a artilheira Cristiane e a meio-campista Maurine como principais destaques.
Em 2011, a equipe santista foi eliminada nas semifinais, mas goleou o Caracas, da Venezuela, por 6 a 0, ficando com o terceiro lugar. Já na última participação das Sereias da Vila na Conmebol Libertadores Feminina, em 2018, o Santos FC chegou mais uma vez à grande final, sendo superado pelo Atlético Huila, da Colômbia, nos pênaltis.