Neymar tem gol, assistência e bola no travessão em estreias
Por Folha Press em 05/02/2025 às 15:00
Neymar vai para a sua sexta estreia na carreira nesta quarta-feira (5), a segunda pelo Santos. O astro brasileiro já balançou as redes e deu “cartões de visitas” em suas primeiras partidas por clubes e seleção.
Neymar defendeu quatro clubes na carreira, além da seleção brasileira principal. Revelado pelo Peixe, o astro brasileiro passou por Barcelona (2013 a 2017), PSG (2017 a 2023) e Al Hilal (2023 e 2024) antes de retornar para a Vila Belmiro, onde ficará pelo menos até o meio deste ano.
Seu primeiro jogo no profissional foi com apenas 17 anos e ele quase balançou a rede, carimbando o travessão – logo em sua primeira jogada. Em 7 de março de 2009, no Pacaembu, a então promessa entrou no segundo tempo na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Oeste. Vestindo a camisa 18, ele teve seu nome gritado pelos torcedores nas arquibancadas antes de ir a campo e atuou por cerca de 31 minutos, sem balançar a rede.
Maior artilheiro da seleção brasileira, Neymar marcou logo em sua primeira aparição defendendo a equipe principal. O atacante foi escalado para o amistoso com os Estados Unidos, em agosto de 2010, e inaugurou o placar da vitória por 2 a 0. Já em sua estreia oficial, quase um ano depois, ele passou em branco no empate sem gols com a Venezuela.
O craque estreou pelo Barça em uma goleada por 7 a 0, em agosto de 2013, mas também passou em branco. Ele pisou oficialmente no gramado do Camp Nou aos 18 minutos da segunda etapa na partida contra o Levante, quando o time da casa já vencia por seis gols. O brasileiro jogou ao lado de Messi pela primeira vez por alguns minutos, antes de o astro argentino ser substituído, teve atuação tímida e ainda foi amarelado na reta final.
Já o debute pelo PSG teve mais brilho, com direito a gol e assistência. Contratado por 222 milhões de euros em agosto de 2017, ele foi titular logo em seu primeiro compromisso pelo time francês, dando o passe para o segundo gol contra o Guingamp e fechando o placar ao marcar o terceiro. Também não faltou ousadia com dribles, dando show ao aplicar uma caneta e um chapéu.
Neymar também teve participações em gol em seu primeiro jogo no Al Hilal. O brasileiro foi acionado por Jorge Jesus aos 18 minutos do segundo tempo do jogo contra o Al Riyad, em setembro de 2023, e desfilou em campo. Ele deu a assistência para o quarto gol no atropelo por 6 a 1 e participou da jogada de outros três.
O ídolo santista, que comemora 33 anos nesta quarta, deve começar na reserva contra o Botafogo-SP, às 21h35 (de Brasília). O clube prevê que o craque atue por cerca de 30 minutos na data de seu aniversário, conforme programação após lesão sofrido na coxa enquanto ainda defendia o Al Hilal.