Nunes anuncia que irá colocar guardas nas 20 escolas com mais violência de SP
Por Isabela Palhares/ Folha Press em 05/02/2025 às 15:58
![Reprodução/Prefeitura de SP](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/Ricardo-Nunes.png)
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou na manhã desta quarta-feira (5), dia do início das aulas na rede municipal, que 20 escolas de São Paulo vão ter vigilância da Guarda Civil Metropolitana durante todo o período escolar.
Essas escolas vão ser atendidas por dois agentes, que permanecerão na porta da unidade da entrada até a saída dos alunos todos os dias.
Segundo o prefeito, foram selecionadas para esse projeto-piloto 20 escolas com maior vulnerabilidade social e maior número de ocorrências.
Nunes disse que a ideia é levar esse tipo de vigilância para todas as escolas da rede, mas não informou um prazo nem se há disponibilidade de guardas em número suficiente para atender todas as 1.500 unidades municipais.
“Esses dois GCMs vão ficar na escola durante todo o dia para garantir a segurança das crianças e de toda a comunidade escolar. Eles vão agir conforme orientação dos diretores da escola. Vão seguir as recomendações dos diretores”, disse o prefeito.
Orlando Morando, secretário de Segurança Urbana, disse que, com a previsão de contratação de 2.000 novos guardas nos próximos anos promessa de campanha de Nunes será possível atender todas as escolas.
“Os guardas vão atuar nas escolas no contraturno do trabalho. É um projeto que tem toda condição de dar uma sensação de segurança melhor na escola e para toda comunidade. O pai vai chegar na escola logo cedo para deixar seu filho e vai ser recepcionado por um GCM”, disse o secretário.
Ainda segundo o prefeito, todas as escolas municipais receberam câmeras de vigilância, que estão conectadas ao sistema de monitoramento da cidade, o Smart Sampa.
“Se qualquer uma dessas escolas registrar uma invasão ou qualquer outra ocorrência, nós monitoramos na mesma hora e podemos agir para evitar”, disse.
Veja a lista das 20 escolas selecionada para o projeto-piloto
- Emef Anna Silveira Pedreira
- Emef Edivaldo dos Santos Dantas
- Emef Eliza Rachel Macedo de Souza
- Emef Presidente Epitácio Pessoa
- Emef Brigadeiro Faria Lima
- Emef Deputado Flores da Cunha
- Emef Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho
- Emef Brigadeiro Haroldo Veloso
- Emef Henrique Melega
- Emef Ibraim Nobre
- Emef Izabel Aparecida Cristovão da Luz
- Emef Jardim Fontanalis
- Emef João Ernesto de Souza Campos
- Emef João XXIII
- Emef Cel. PM José Hermínio Rodrigues
- Emef José Maria Lisboa
- Emef Maria Aparecida do Nascimento
- Emef Saturnino Pereira
- Emef Serafin Martinez Gutierrez
- Emef Wanny Salgado Rocha