DDM de Cubatão atua em conscientização para reduzir violência
Por Folha Press em 14/12/2024 às 07:00
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Cubatão lançou o programa “Homem Sim, Consciente Também” (HSCT), que visa atuar na conscientização de homens violentos para reduzir o feminicídio e a violência de gênero.
Participam do HSCT homens que respondem processos por violência doméstica ou que são registrados pelas vítimas, por meio dos boletins de ocorrência (BOs). Durante os encontros, os agressores recebem instruções sobre tipos de violência, Lei Maria da Penha, cuidados com a saúde, uso de drogas e alcoolismo.
“A Polícia Civil paulista desempenha papel relevante no combate à criminalidade, no cotidiano. Mas também atua em outras frentes de proteção à sociedade, com ações de prevenção à violência, como programas como este, oferecido em Cubatão. São iniciativas, muitas vezes, desenvolvidas de forma voluntária, e, nem sempre, com visibilidade na mídia, mas que precisam ser conhecidas e reconhecidas pela população”, comenta a presidente do Sindicato dos Delegados de Policia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Jacqueline Valadares.
A iniciativa conta com resultados positivos. Conforme pesquisa, 100% consideram o programa positivo em suas vidas; 72% atribuem nota 10 à ação, enquanto 16% a avaliam com notas entre 8 e 9. Além disso, 28% dos homens que passaram pelo HSCT expressaram interesse em receber auxílio psicológico.