08/11/2020

Corpo de Vanusa será sepultado nesta segunda-feira em São Paulo

Por Rodrigo Martins em 08/11/2020 às 17:10

SANTOS – O corpo da cantora Vanusa será velado pela família e amigos próximos na segunda-feira (9) no Funeral Arce Morumbi, das 8h às 14h, em São Paulo. O sepultamento será realizado às 16h de segunda no Cemitério de Congonhas, também na capital paulista. A família da artista destacou que as cerimônias vão seguir os protocolos de saúde e distanciamento social.

Morte
A cantora Vanusa morreu na madrugada deste domingo, aos 73 anos, em uma casa de repouso (foto abaixo) em Santos. A causa da morte da artista foi insuficiência respiratória.

Segundo a assessoria de imprensa da cantora, um enfermeiro da unidade de saúde percebeu, por volta das 5h30 da manhã, que Vanusa estava sem batimentos cardíacos. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, porém não houve tempo para que a cantora fosse socorrida. O óbito foi constatado no local.

De agosto a setembro desse ano, a cantora ficou internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, para tratar uma pneumonia.

Nos últimos anos, Vanusa sofreu com uma depressão e outros problemas de saúde, ocasionados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso.

noticia202011817723.jpg
Foto: Andressa Lara/Santa Cecília TV

Biografia
Nascida em 1947, Vanusa foi uma das últimas grandes estrelas da Jovem Guarda. Surgiu em 1963 como vocalista do grupo vocal Golden Lions. Em 1966 lançou seu primeiro álbum solo mas foi apenas em 1973 que ela estourou com seu primeiro grande sucesso, Manhãs de Setembro. Em 1975, outro grande sucesso, Paralelas, composta em parceria com Belchior.

Também foi atriz. Ela estrelou, na antiga TV Tupi, a novela Cinderella 77, ao lado de outro astro da música, Ronnie Von. Na história, ela vivia uma jovem romântica e inocente que era maltratada pela madrasta e pelas irmãs mas que se apaixona por um príncipe e tem sua vida modificada pelo amor (e pela música).

Além da bela voz e do talento musical, Vanusa marcou a história da música brasileira pela coragem que teve ao denunciar, em uma sociedade ainda muito machista, que havia sido agredida pelos dois ex-maridos, o também músico Antônio Marcos (morto em 1992) e o diretor de tevê Augusto César Vanucci. Com isso, se tornou símbolo da luta feminista.

Em 2015, após mais de 20 anos sem lançar nenhum trabalho inédito, Vanusa lançou “Vanusa Santos Flores”, apenas com novas canções compostas por ela. O álbum foi produzido por Zeca Baleiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.