30/08/2024

Atletas da Baixada Santista vão às finais, mas terminam dia sem medalhas

Por Gustavo Sampaio em 30/08/2024 às 20:00

Alessandra Cabral e Douglas Magno/CPB
Alessandra Cabral e Douglas Magno/CPB

Após um primeiro dia de altos e baixos nos Jogos Paralímpicos de Paris, cinco atletas da Baixada Santista conseguiram chegar em finais. No entanto, a delegação encerrou o dia sem medalhas. No goalball, que conta com dois atletas da região, mais uma vitória do Brasil.

Os atletas Leomon Moreno e Paulo Saturnino participaram da vitória por 13 a 8 contra os Estados Unidos por 13 a 8, na segunda rodada do goalball. Leomon, aliás, foi o principal destaque do time com cinco gols marcados, enquanto Paulo fechou o placar com um gol e garantiu a vitória brasileira.

Com a vitória, os brasileiros assumiram o primeiro lugar do grupo e têm a chance de garantir a melhor campanha para a fase final.

Leomon Moreno nasceu em Brasília, mas é atleta do Santos FC e um dos principais jogadores do mundo na modalidade. Ele busca a quarta medalha paralímpica da carreira. Anteriormente, conquistou um bronze, uma prata e um ouro.

Já o vicentino Paulo Saturnino é um novato nos Jogos Paralímpicos. Mesmo assim, ele foi campeão mundial em Portugal 2022, além de ter conquistado o ouro no Parapan de Santiago (2023).

Final Paralímpica

Lucas Souza estreou na manhã desta sexta-feira (29) no atletismo e se classificou para a final da prova dos 100m na categoria T47 com o quinto melhor tempo geral. Na final, o guarujaense chegou perto, mas ficou na sexta posição.

Lucas também é novato em Jogos Paralímpicos, e mesmo sem medalha, sai com a bagagem de ter uma final paralímpica no currículo.

Lesão atrapalhou

Nathan Torquato teve um início promissor, vencendo o iraniano Saeid Sadeghianpour por 22 a 10, na categoria até 63 kg. Com a classificação, ele foi para a semifinal, mas acabou sentindo uma lesão na perna esquerda durante a luta e foi derrotado pelo turco Mahmut Bozteke por 10 a 6.

Em exame logo após a luta, foi constatado que o praiagrandese rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não conseguiu ir para a disputa de medalha. Torquato ainda fará exame de imagem para confirmar se houve outras lesões. Torquato é uma das maiores estrelas do parataekwondo brasileiro. Na Paralimpíada de Tóquio 2020, ele conquistou o ouro.

Israel Stroh foi o último a entrar em ação nesta sexta-feira. O santista, ao lado de Paulo Sérgio Salmin, acabou derrotado pelos britânicos Billy Shilton e Paul Karabardak por 3 sets a 1 no tênis de mesa de duplas masculinas. Israel foi prata no Rio 2016 e ainda disputa o individual em Paris.

Agenda

Três atletas da Baixada Santista entram em ação neste sábado (31). Vanessa Cristina disputa a final dos 5.000m no atletismo na categoria T54, às 5h36. Essa é a primeira Paralimpíada de Vanessa, mas a praiagrandense já tem experiência em outras competições internacionais.

Leomon Moreno e Paulo Saturnino jogam a terceira e última rodada do goalball às 12h30. O Brasil já venceu os outros dois jogos que disputou, contra Estados Unidos e França, com os santistas tendo atuações de destaque.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.