Em Santos, empresária tem dados trocados e outra pessoa vota em seu lugar

Por Santa Portal em 03/10/2022 às 11:00

A empresária Michelle Alves, de 39 anos, teve uma surpresa ao ir votar nas eleições do último domingo (2). Depois de passar mais de uma hora na fila em seu local de votação no bairro Embaré, em Santos, ela descobriu que uma outra eleitora, com o primeiro nome parecido com o seu, havia votado em seu lugar.

Os funcionários da seção explicaram que foi digitado o número do título de eleitor de Michelle quando a outra eleitora foi votar. Dessa forma, quando os funcionários tentaram liberar a urna, os dados dessa outra pessoa apareciam no sistema.

“Pediram para cadastrar a digital, não deu certo. Não sei se essa outra eleitora tinha a digital cadastrada ou não. Eu sei que a troca foi na documentação porque, no caderno eleitoral, ela assinou debaixo do nome dela. A funcionária não conseguiu dar procedimento para eu ir até a urna votar” explica.

A empresária conta que recebeu seu comprovante de voto como se tivesse, de fato, votado. Ela também teve que assinar um documento descrevendo o ocorrido, que posteriormente seria enviado para o cartório eleitoral. De acordo com Michelle, a presidente da seção garantiu que esse erro não traria problemas.

Após discutir o ocorrido com seu marido, o casal achou melhor procurar ajuda de alguém do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo no local de votação. “Ela [a funcionária] teve a boa vontade de fazer o contato com o cartório e ficou conversando e tentando resolver”, relembra.

A funcionária, então, explicou para Michelle que teriam que colocar a data de nascimento da outra eleitora para que a biometeria da empresária pudesse ser liberada para votação. “Eu votei e meu nome entrou como o da outra eleitora e ela votou como a Michelle, que sou eu”, conta.

A empresária, que trabalhou dez anos como recepcionista na área da saúde, ressalta que prestar atenção na documentação é de suma importância. “Imagina se eu troco um prontuário do paciente e na hora do atendimento o médico dá a medicação errada por conta de troca de ficha?”, destaca. Michelle ainda revela ter medo de que esse erro cause problemas no segundo turno e em futuros pleitos.

Procurado pelo Santaportal, o TRE-SP não emitiu um posicionamento até a publicação desta matéria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.