Condesb anuncia que municípios da Baixada Santista vão agir com autonomia para retomada

Por #Santaportal em 03/06/2020 às 19:48

ECONOMIA – Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Condesb, anunciou que os nove prefeitos da Baixada Santista, após reunião realizada hoje, vão agir como na fase laranja do Plano São Paulo: ou seja, com autonomia para tomar suas decisões de retomada da economia. A declaração foi dada hoje à noite em entrevista ao Caderno Regional, da Santa Cecília TV.

“A decisão do Condesb é que vamos seguir os critérios respeitando o Plano São Paulo e atuar qualificados na fase laranja, que é como sempre esteve a Baixada Santista. Isso significa que cada município terá autonomia para tomar a sua decisão, o que não é permitido na fase vermelha e, sim, na laranja”, afirma. “Demonstramos com números que estávamos na zona laranja e o estado emitiu uma nota dizendo isso. Hoje foi introduzida uma nova metodologia por viés, o que não estava considerado no decreto. Não sei quanto tempo o Governo do Estado vai demorar para reconhecer a situação da Baixada Santista. Nós trabalhamos com números reais”, emenda.

Paulo Alexandre Barbosa ressaltou que cada município vai implantar seu plano de retomada local, adotando os regramentos particulares a cada um deles. “Em Santos, por exemplo, vamos fazer discussão amanhã e iniciar um plano de retomada gradual, de forma equilibrada. Fase laranja não signfiica abertura imediata e descontrolada. Isso está fora de cogitação. É o que a gente quis e foi obtido, que é o reconhecimento por parte do Estado que é a fase atual, a laranja”, afirma. “Para que essa autonomia não seja retirada pelo Governo do Estado, contamos com a consciência de todos”, emenda.

Paulo Alexandre Barbosa deixou claro que a Prefeitura pode ser mais restrititva do que o Estado, caso seja necessário.  “Vamos aumentar as sanções para descumprimentos das ações, mas nunca vai ser o bastante porque nunca vamos ter um Guarda Municipal para cada cidadão”, afirma. “Mas não queremos isso (mais rigor). Queremos contar com a consciência coletiva para irmos avançando de fase”, afirma.

O prefeito de Santos reforçou que os bloqueios irão ser ampliados em razão do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (11), e que acaba sendo prolongado com a emenda que acontece. “É sempre bom lembrar que a fase laranja não é o fim da quarentena. As medidas protetivas vão continuar por um longo período. Usar máscara é regra. É uma peça obrigatória no vestuário para proteger a si mesmo e ao próximo. A abertura é gradual e não de um dia para o outro”.

Live Santaportal
Em entrevista ao programa Live Santaportal, da Santa Cecília TV, Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, afirmou que hoje foi delimitada a fase laranja pelo Centro de Contingência do novo coronavírus para a Baixada Santista. Ele participou via internet na tarde de hoje do Live Santaportal, da Santa Cecília TV, para explicar os critérios da avaliação por parte do Governo do Estado para que isso seja comprovado e a economia possa ser retomada na região.

“Há um regramento para avançar para a fase laranja, com uma trava de mais 7 dias. Na próxima terça (9), haverá aferição e quarta (10), a consolidação desse processo. Pode-se até melhorar para a fase amarela ou, consequentemente, haver um revés. Nos primeiros sete dias, a Baixada conseguiu comprovadamente avançar para a fase laranja. Se conseguir chegar com mais 7 dias de avanço, na próxima quarta-feira divulgamos de que forma vai se dar a sequência deste processo. Estamos validando a fala dos prefeitos da região. Se conseguir chegar com mais 7 dias de avanço, isso vai ser anunciado para que o retorno se dê a partir do 15”, afirma.

Mais cedo, o governo do Estado anunciou que as cidades da Baixada Santista foram enquadradas pelo governo do Estado na Zona Vermelha e, por essa razão, não poderia voltar às atividades nesta semana, em razão dos dados anteriores. “Verificamos tendência de melhora na região. Encaminhamos ontem 16 novos respiradores e serão encaminhados mais, além de apoiar os municípios além dos novos leitos. No mais, é manter isolamento social e uso de máscaras para que não tenhamos um salto em óbitos e internações”, afirma.

noticia2020633120204.JPG

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.