Vereador de Guarujá é abordado pela polícia e é levado para a delegacia
Por Santa Portal em 02/06/2022 às 09:11
O vereador de Guarujá Jailton Reis dos Santos (PRTB), conhecido como Sorriso, foi detido pela Polícia Militar e levado para a Delegacia Sede de Guarujá após uma discussão. Ele dirigia junto da família na Estrada de Pernambuco quando recebeu ordem de parada e foi abordado por volta das 9h de quarta-feira (1º).
Segundo informações preliminares, a polícia teria exigido a parada do veículo após constatar que não era possível visualizar o interior do carro do vereador, devido ao insulfilm nos vidros. Foi pedido que ele parasse, o que foi obedecido, e que ele colocasse as mãos sobre a cabeça.
Ele teria se negado a colocar as mãos sobre a cabeça, e por isso, foi colocado em uma viatura, e levado para a delegacia, onde um boletim de ocorrência foi registrado. Ele foi liberado em seguida.

Segundo o vereador relatou ao Santa Portal, ele apenas disse ao policial que “é chato eu colocar a mão na cabeça, eu estava com minha família, sou vereador da cidade”. Ele ainda disse que o policial parecia estar alterado.
Ele conta que estava indo da Enseada para a Maré Mansa, em Guarujá, levando a esposa e a filha para a creche onde elas trabalham. “A PM não estava fazendo blitz, só estava parada na avenida. Deram sinal de farol e eu parei, abaixei o vidro e ele pediu para eu sair, na chuva, e colocar a mão na cabeça. Eu falei que era vereador da cidade, tirei a carteirinha, mas ele não quis saber”, explica.
Os policiais ainda mencionaram que estariam parando o veículo devido aos vidros serem escuros demais. “Minha mulher começou a chorar, eles falaram que o carro era suspeito por causa do vidro escuro, e eu pedi para eles manterem a calma e o respeito, porque estavam muito alterados. Eu falei que eles não podiam abordar as pessoas assim”.
O carro foi revistado pela polícia, que também pediu a carteira de habilitação de Jailton. O vereador chamou seu advogado e os dois foram para a Delegacia Sede de Guarujá, onde um Boletim de Ocorrência foi registrado.
Polícia
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a abordagem se deu no bairro Pernambuco. Segundo os PMs, o veículo ocupado pelo vereador apresentava algumas irregularidades de trânsito, o que motivou a ordem de parada.
Eles ainda disseram que o vereador, apresentando-se como tal, teria recusado submeter-se a abordagem e revista pessoal. Isso ocasionou um princípio de tumulto, o que fez com que fossem todos à Delegacia, onde foi elaborado um BO para apurar exatamente o ocorrido no local. Foram requisitadas as imagens das câmeras corporais dos policiais, para que essa avaliação seja feita e se constate, sem qualquer dúvida, o que efetivamente houve entre os policiais e o vereador.