Valor arrecadado em impostos portuários em Guarujá cresce mais de 40% em um ano

Por Santa Portal em 28/01/2022 às 14:22

Helder Lima/Divulgação Prefeitura de Guarujá
Helder Lima/Divulgação Prefeitura de Guarujá

A margem esquerda do Porto de Santos, que comemora nesta terça-feira (2) 130 anos de história, acompanha o desenvolvimento da região. Em Guarujá, o valor arrecadado em impostos portuários aumentou 40,6%, passando de R$ 96,5 milhões em 2020 para R$ 138,3 milhões em 2021 com uma parte do complexo portuário.

Na prática, isso significa que de tudo o que o Município arrecada de Imposto sobre Serviços (ISS), 65,7% vêm da atividade portuária. O Porto não parou durante a pandemia do novo coronavírus e mais de 6,6 mil pessoas seguiram atuando nos oito terminais portuários e 11 retroportuários que operam direta e indiretamente em Guarujá.

Em quase dois anos bastante conturbados para a economia mundial, o setor driblou as dificuldades e a margem esquerda do complexo portuário da Baixada Santista segue em expansão. Atualmente, 40% do que é movimentado no maior porto da América Latina se dá em Guarujá. Isso representa quase 41 milhões de toneladas.

De acordo com o prefeito Válter Suman, o aniversário do Porto deve ser comemorado pela geração de emprego e rendas, mas também pela importância política.

“O Porto é responsável por toda a ideologia de luta política na conquista de direitos. É histórica a luta dos portuários. A saudação é para uma entidade que completa 130 anos ficando ainda mais moderna, mais eficiente e gerando cada vez mais riquezas”, destacou.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Paulo Cavini ressalta o potencial portuário da Cidade. “Temos uma imensa área de expansão retroportuária que expandirá ainda mais as possibilidades de desenvolvimento de Guarujá no setor. Temos bases sólidas e estamos preparados para viver esse novo momento”, salientou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.