17/05/2021

Vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades tem início na região

Por #Santaportal em 17/05/2021 às 08:33

GRÁVIDAS Nesta segunda-feira (17), cidades da Baixada Santista iniciam a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos. 

O Ministério da Saúde define como comorbidades doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito), hipertensão pulmonar, entre outros. Confira a relação completa abaixo.

Comorbidades

– Doenças cardiovasculares

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito)

– Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e pericardiopatias

– Doença da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênitas no adulto

– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão arterial resistente (HAR)

– Hipertensão arterial – estágio 3

– Hipertensão arterial – estágios 1 e 2, com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

– Doença cerebrovascular

– Doença renal crônica

– Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer; anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

– Obesidade mórbida

– Cirrose hepática

 

São Vicente

Por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi preciso interromper, na última terça-feira (11) a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades, que seriam imunizadas com as doses da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz). 

Porém, para atender esse público, o Governo do Estado de São Paulo alterou o Plano Estadual de Imunização (PEI), orientando o início da vacinação deste grupo na segunda-feira (17), com as doses da CoronaVac (Butantan), diretriz que vai ser seguida pela Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente.

Grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), com mais de 18 anos, com comorbidades e em qualquer período gestacional, devem apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal. As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Nos dois casos, o comprovante de residência e o laudo médico também devem ser apresentados.

São Vicente criou um esquema especial para acelerar o processo e evitar aglomerações. Para este público, a vacinação será realizada, todos os dias, nos postos móveis, das 9h às 15h30

Locais

Área Insular – No Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365, Centro) será possível receber a vacina no 3º piso, loja 329, e também pelo sistema drive-thru, no piso G7 do estacionamento, que será gratuito para o público que comparecer para receber o imunizante.

Área Continental – No Ginásio Poliesportivo Drº Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/nº no Jardim Rio Branco). Neste local, a população também tem à disposição o sistema drive-thru. 

As gestantes e puérperas com comorbidades, cadastradas em qualquer UBS ou ESF e que fazem ou fizeram acompanhamento nestas unidades, devem procurá-las para que a enfermeira responsável agende uma data para a aplicação da vacina.

Santos

Santos reiniciará a vacinação contra a covid-19 das gestantes e das puérperas, ambas com comorbidades. Serão 17 postos de vacinação, sendo oito externos, das 8h às 16h, e nove policlínicas, das 8h às 13h (ver relação abaixo). O Município recebeu 670 doses de CoronaVac exclusivamente para este público. 

Documentação

Para ter acesso à vacina, é necessário levar comprovante de residência em Santos, documento com foto e CPF, além de laudo ou declaração do médico atestando a comorbidade (esta documentação fica retida na unidade de vacinação). As gestantes devem levar ainda cartão de pré-natal e as puérperas, documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê.

Locais

Postos Externos

Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)

Campo Grande – Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596)

Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350)

Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329)

Marapé – Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)

Pompeia – Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)

Ponta da Praia – Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)

Vila Mathias – Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54)

Policlínicas

Zona Noroeste

Policlínica Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)

Policlínica São Jorge/ Caneleira (Av. Francisco Ferreira Canto, 351)

Policlínica São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)

Morros

Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)

Policlínica Valongo (Rua Neusa Maria Cunha s/nº)

Centro

Policlínica Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 457)

Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)

 

Área Continental

Policlínica Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)

Policlínica Monte Cabrão (Av. Principal s/nº)

Praia Grande

Grávidas com comorbidades e puérperas, maiores de 18 anos, poderão ser vacinadas contra a covid-19 a partir de segunda-feira (17). O Município já recebeu as doses de Coronavac para iniciar a ação. O Polo Ginásio Rodrigão estará aberto exclusivamente para esse público,

das 8h às 16h.

Confira o endereço

Polo Ginásio Rodrigão – Avenida Presidente Kennedy, nº. 5.563.

É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) e no caso das puérperas apresentar declaração do nascimento da criança, comprovante da condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Bertioga

A vacinação de grávidas e puérperas terá início a partir desta segunda-feira (17), em Bertioga. Para receber a primeira dose do imunizante é preciso realizar agendamento obrigatório no vacinajabertioga.com.br , aberto na última sexta-feira. A aplicação acontecerá no Ginásio de Esportes Alberto Alves (Centro), Vila do Bem Chácaras e Boraceia. 

O Município recebeu novas doses da CoronaVac para a imunização deste grupo, esta que estava prevista para acontecer na última terça-feira (11) e foi suspensa na cidade, seguindo recomendações do Plano Estadual de Imunização.

Além de documento válido com foto, comprovante de residência, protocolo de agendamento e cartão SUS, as gestantes em qualquer idade gestacional devem apresentar a carteira do pré-natal e um relatório médico que comprove a comorbidade e autorize a vacinação. As puérperas podem utilizar a certidão de nascimento das crianças de até 45 dias de vida e um relatório médico comprovando a condição de risco.

Serviço

Vila do Bem Chácaras – Rua São Gonçalo, s/n;

Vila do Bem Boraceia – Rua Henrique Arcuri, 99;

Ginásio de Esportes Alberto Alves – Av. Manoel da Nóbrega, 273, Centro.

Cubatão

Com a chegada de doses da vacina Coronavac na última sexta-feira (14), Cubatão inicia na segunda-feira (17) a imunização de gestantes e puérperas com comorbidades. A vacinação desses grupos será feita exclusivamente no Parque Anilinas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Para comprovar comorbidade, a gestante deve levar cartão de pré-natal com indicação da comorbidade ou, junto com documento que prove a gestação, atestado ou declaração de comorbidade, além de documento com foto e comprovante de residência. O mesmo para as puérperas, inclusive com a apresentação de declaração de nascimento até 45 dias.

É importante levar cópias da declaração e da receita, pois a orientação é pela retenção do documento no local de vacinação.

Mongaguá

Na terça-feira, as puérperas com comorbidades serão imunizadas na UBS do bairro Vila Atlântica, em Mongaguá. A imunização acontece das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h. É necessário levar a declaração de nascimento da criança.

Já gestantes com comorbidades, serão atendidas por meio de agendamento, no Centro Médico de Agenor de Campos, a partir do cadastro já existente no local. Elas devem comprovar o estado gestacional, além de apresentar exames, receitas e relatórios médicos.  

Mongaguá recebeu, nesta tarde, 120 doses de Coronavac para a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades. A vacinação deverá ter início na terça-feira (18).

Essa matéria poderá ser atualizada com mais informações e notas. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.