Tartaruga em avançado estado de decomposição é resgatada para exame de necropsia

Por Santa Portal em 26/02/2024 às 11:00

Divulgação/Instituto Gremar
Divulgação/Instituto Gremar

A equipe do Instituto Gremar encontrou uma tartaruga marinha jovem da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda, na Praia do Gonzaga, em Santos, na última quinta-feira (22). O resgate ocorreu durante ação diária pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.

Segundo o Instituto, o animal já estava em óbito e em processo de decomposição avançado. A equipe constatou que havia fraturas no casco do animal, possivelmente em decorrência de interação com dragagem – procedimento de escavação para retirada de sedimentos no ambiente aquático.

A carcaça foi recolhida e encaminhada ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, para realização do procedimento de necropsia. Constatou-se que não havia resíduos sólidos (lixo), tampouco órgãos internos na carcaça, em decorrência da exposição causada pelas fraturas. Também foi detectado um edema na região cervical e deslocamento de placas córneas.

De acordo com o Gremar, os exames de necropsia têm um papel importante na identificação de possíveis causas dos óbitos dos animais marinhos, contribuindo com o desenvolvimento de ações mitigatórias e de educação ambiental.

Casos de avistamento de animal em óbito nas praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga podem ser reportados ao Instituto Gremar por meio dos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.