Santos e São Vicente preparam festa à Iemanjá no domingo (1º)
Por #Santaportal em 30/01/2015 às 16:45
BAIXADA SANTISTA – As cidades de Santos e São Vicente se preparam para os festejos em homenagem a Rainha do Mar, Iemanjá, no domingo (1º). Ambas cerimônias serão presididas por líderes religiosos das comunidades.
Em Santos, a manifestação integra o calendário oficial de eventos do município e a cada ano vem atraindo mais devotos. Neste ano, a procissão terá concentração às 14h nas imediações do Aquário.A chegada da imagem está prevista para as 15h. A partir daí, os devotos poderão depositar suas oferendas nos balaios. Por volta das 16h começa a procissão terrestre, que segue pela Av. Bartolomeu de Gusmão com destino à Ponte Edgar Perdigão, local onde os presentes serão encaminhados ao mar.
Já em São Vicente, a festa é organizada pelo 10 º ano consecutivo, e terá início às 9h, com a tradicional lavagem das escadas da Paróquia São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº, Centro).
O ritual continuará na Praça João Pessoa, com os adeptos lavando os espaços do Parque Cultural Vila de São Vicente, representando a benção do Orixá para toda a Cidade. As cantigas do xirê serão entoadas às 10h, em concentração dos fiéis na Praça Tom Jobim, e , às 11h, ocorrerá a procissão até o mar da praia do Gonzaguinha para entrega das oferendas ao mar.
A festa é originária da Bahia e a divindade é cultuada principalmente pelas religiões candomblé e umbanda. O orixá costuma ser associado as santas católicas Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Glória. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá têm sua data festiva no dia 2 de fevereiro, quando costuma-se comemorar o dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão fluvial.