Saiba onde se vacinar contra diversas doenças na Baixada Santista neste fim de semana
Por Santa Portal em 03/09/2022 às 07:35
As cidades da Baixada Santista continuam vacinando a população contra a covid-19, além de gripe e multivacinação, neste sábado (3). Para tomar a dose, basta comparecer às unidades de saúde com documentos e a carteirinha. Saiba onde tomar a vacina nas cidades da Baixada Santista a seguir:
Confira onde será a vacinação durante o fim de semana:
São Vicente
São Vicente mantém a imunização contra a Covid-19 também aos sábados. Os munícipes podem tomar a vacina no posto fixo do Brisamar Shopping, das 10h às 19h. O endereço é Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, loja 346, 3° piso.
Para entender melhor os públicos, confira:
Vacinação Infantil – 3 a 5 anos
Crianças imunossuprimidas e com comorbidades com mais de 3 e menos de 5 anos estão aptas a tomar Coronavac, mas é preciso apresentar laudo médico que comprove. A primeira dose também está disponível para o público geral acima de 5 anos. A Sesau reforça que crianças de 5 anos só podem ser vacinadas com o imunizante Pfizer/BioNTech e Coronavac.
É importante frisar que para as crianças receberem o imunizante, será preciso apresentar um termo de autorização dos pais ou responsáveis.
– Primeira dose: público geral acima de 5 anos.
– Segunda dose Coronavac: público geral acima de 6 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 28 dias entre primeira e segunda dose.
– Segunda dose Pfizer:
Público geral de 12 anos a 17 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de oito semanas (56 dias) dias após a primeira dose.
Público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de
21 dias após a primeira dose.
– Segunda dose AstraZeneca: público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 56 dias entre primeira e segunda dose.
– Dose de reforço Janssen: Público geral acima de 18 anos. O intervalo mínimo entre a data de imunização e a dose de reforço é de dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos, o prazo cai para 28 dias.
– Terceira dose: Público geral acima de 12 anos. É recomendado o intervalo de quatro meses entre a segunda e terceira dose.
– Quarta dose: Pessoas com 25 anos ou mais, imunossuprimidos a partir de 12 anos e profissionais da saúde podem receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a terceira dose.
– Quinta dose: Imunossuprimidos com 18 anos ou mais estão aptos a receber a quinta dose da vacina contra o vírus da Covid-19. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a quarta dose.
Documentos
Maiores de idade: Caso o munícipe vá tomar a primeira dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Para quem for tomar a segunda ou as doses de reforço, basta apresentar documento com foto e a carteira de vacinação com registro da dose anterior.
Menores de idade: Para primeira dose, é necessário RG, comprovante de residência em nome do responsável, cartão SUS e CPF. Caso a criança não tenha CPF, é preciso apresentar certidão de nascimento. Para quem for tomar a segunda ou as doses de reforço, basta apresentar documento com foto e a carteira de vacinação com registro da dose anterior. Para as crianças com idade até 11 anos é importante que os responsáveis apresentem a carteirinha de vacinação de rotina da criança.
Praia Grande
Neste sábado (3), a Prefeitura de Praia Grande vai realizar a imunização da população contra a covid-19, gripe e poliomielite. O Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto das 9 às 15 horas para atender os munícipes que ainda não tomaram suas doses.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como público-alvo crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. O responsável deverá levar a criança neste sábado até o Cemas com um documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos. O encerramento da Campanha está previsto para 9 de setembro.
Covid-19 – Praia Grande está aplicando a primeira dose para crianças de 3 a 4 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária.
Demais grupos – O Município segue aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas acima de 30 anos, indivíduos imunossuprimidos maiores de 18 anos e profissionais da saúde. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.
Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Maiores dos 5 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante ou não completaram o esquema vacinal também poderão receber a vacina.
Documentação 4ª dose – As pessoas acima de 30 anos deverão levar o comprovante de vacinação com a terceira dose contra a covid-19 realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal e comprovante de residência. Pessoas imunossuprimidas precisarão
apresentar laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.
Os trabalhadores da saúde deverão levar o comprovante de vacinação com a terceira dose contra a covid-19 realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal com foto, CPF e documento do conselho de classe (se houver). É preciso ainda apresentar a cópia de
comprovante que vincula o trabalhador com a instituição ou empresa em que trabalha (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo).
Gripe – A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.
As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.
Usafas – De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, a vacinação contra a gripe e covid-19 acontece nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas).
Cubatão
A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que começa a aplicar a quarta dose de reforço contra a covid-19 neste sábado (3) para pessoas a partir de 18 anos que já completaram quatro meses da dose anterior. A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova (Rua São João, 185), das 9h às 15 horas.
Serão aplicadas primeira dose, segunda dose e doses de reforço a toda a população apta a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço. É obrigatório o uso da máscara nas unidades de saúde.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da proteção imunológica gerada pelo esquema vacinal completo e as doses adicionais contra a doença, já que todo o planeta ainda se encontra em pandemia e as precauções devem ser mantidas.
Santos
Multivacinação, poliomielite, gripe e covid-19. Santos estará com policlínicas abertas neste final de semana para quem deseja aproveitar o tempo livre para se prevenir contra casos graves e até mortes causadas por várias doenças.
No sábado (3), das 9h às 15h30, estarão abertas as unidades Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607) e Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº), na Orla; Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº) e Castelo (Rua Francisco Barros Melo, 184), na Zona Noroeste; Martins Fontes (Rua Luiza Macuco) e Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na Região Central; Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa, s/nº), nos Morros.
No domingo (4), a Nova Cintra funciona no mesmo horário.
PÚBLICOS-ALVO DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO
POLIOMIELITE
Atualização vacinal – Crianças de 2, 4 e 6 meses
Dose adicional – Crianças de 1 ano a menores de 5 anos
MULTIVACINAÇÃO (atualização vacinal)
Crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde
• hepatite A e B
• pentavalente
• pneumocócica 10 valente
• rotavírus
• meningocócica
• febre amarela
• tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)
• tríplice bacteriana DTP (difteria, tétano e coqueluche)
• varicela
• HPV
• dupla adulto (difteria, tétano)
• meningocócica ACWY
GRIPE
Qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida
COVID-19
PRIMEIRA DOSE – Pessoas a partir de 4 anos de idade
SEGUNDA DOSE – Qualquer pessoa que tenha cumprido o intervalo da primeira dose.
PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO – Pessoas a partir de 12 anos de idade que tenham cumprido o intervalo da segunda dose ou da dose única, no caso da Janssen
SEGUNDA DOSE DE REFORÇO – Pessoas a partir de 30 anos de idade, imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade e trabalhadores da saúde que tenham cumprido o intervalo de 122 dias do primeiro reforço
DOCUMENTAÇÃO
Para ter acesso à vacina contra a covid-19, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. No caso dos que já iniciaram o esquema vacinal, é importante levar a carteira com a dose anterior anotada.
Pessoas imunossuprimidas devem apresentar laudo que comprove a sua condição e os trabalhadores da saúde, documento que mostre vínculo ativo com serviço de saúde ou a carteira do conselho de classe.
Para as campanhas contra a poliomielite e multivacinação, deve-se apresentar a caderneta de vacinação onde constam as vacinas de rotina.