Projeto para diminuir os impactos da maré será implementado em Cubatão

Por Santa Portal em 22/12/2022 às 12:00

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), prevê colocar em prática um projeto que visa diminuir os impactos gerados pela chuva e também pela alta da maré. O projeto foi desenvolvido junto com engenheiros e será implementado em janeiro, em formato experimental, nos bairros Vila São José e Vila Nova.

Caso o estudo tenha um impacto positivo para os moradores, os bairros Ilha Caraguatá, Vale Verde e Pilões também irão receber as mudanças implementadas pelo estudo. O início do projeto foi anunciado no Bom Dia Cidades desta quinta-feira (22).

“Nós compramos bombas com capacidade de armazenamento e estamos fazendo toda a automação eletromecânica. Com isso, quando tiver a alta das marés, iremos fechar a comporta. Se simultaneamente chover e tiver a subida da maré, a gente utiliza os canais como piscinões e o bombeamento será feito de forma eletromecânica” explicou o prefeito.

De acordo com Ademário, obras de macrodrenagem e infraestrutura estão sendo a maior preocupação do atual governo de Cubatão. Ainda de acordo com o chefe do Executivo, essas mudanças estão paradas há três décadas e por esse motivo os investimentos são ainda mais importantes para melhorar a situação dos moradores.

“Quando a maré bate 1 metro o bairro (Ilha Caraguatá) fica alagado sem sequer precisar chover. Nós tivemos que pensar nesses três anos como seria feito o escoamento da água da chuva para evitar a interferência no bairro”.

Ainda para 2023, o prefeito comentou, durante entrevista, que outro ponto importante será a reforma tributária e a integralização da cidade.

“Nosso maior desafio será a reforma tributária, que vamos fazer no ano que vem. O segundo maior desafio seria essa integralização da cidade como um todo trazendo as comunidades, o que requer um investimento maciço na construção de unidades habitacionais”.

De acordo com o Executivo, a cidade está “em uma situação muito confortável” se comparada com 2017, quando o atual governo assumiu. Ainda segundo ele, Cubatão teve um salto significativo na infraestrutura.

“Hoje temos equipamentos que o Governo do Estado disponibilizou há mais de 20 anos, como o AME, Bom Prato e Bom Prato Móvel. Tenho plena confiança que será o ano de reconhecimento de todos os nossos esforços”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.