28/04/2023

Pedágio terá redução de 9% em rodovias no interior de São Paulo

Por Fernando Narazaki/FolhaPress em 28/04/2023 às 16:28

Rubens Cavallari/Folha Press
Rubens Cavallari/Folha Press

A partir de segunda-feira (1º), o usuário de rodovias na região noroeste de São Paulo deverá pagar, em média, 9% a menos nas tarifas de pedágio. A redução estava prevista no contrato de concessão e foi anunciada pelo governo de São Paulo nesta quinta-feira (27).

A queda do preço ocorrerá nos pedágios de sete praças nas regiões de Araraquara, Barretos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Os valores variam entre R$ 8,50 e R$ 19,90. A malha tem 442 km e será assumida pela concessionária Eco Noroeste, parte do grupo Ecorodovias, que substituirá a Triângulo do Sol.

Em compensação, quem usa moto passará a pagar pedágio nos 442 km da região. Até então, os motociclistas eram isentos da cobrança. A tarifa será 50% do valor cobrado dos carros de passeio (veja abaixo).

Os trechos que terão redução estão nas rodovias Washington Luis (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonanni (SP-333) e Laurentino Mascari (SP-333).

Veja como ficarão as tarifas para carros de passeio

Rodovia – Valor atual – Valor em 1º de maio

Rodovia Washington Luis (SP 310) – Araraquara km 282+400 – R$ 20,70 – R$ 19,90

Rodovia Washington Luis (SP 310) – Agulha km 346+400 – R$ 13,80 – R$ 12,00

Rodovia Washington Luis (SP-310) – Catinguá km 398+500 – R$ 19,50 – R$ 17,20

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326) – Dobrada km 307+600 – R$ 10,70 – R$ 9,80

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326) – Taiuva km 357+000 – R$ 9,80 – R$ 8,90

Rodovia Laurentino Macari (SP 333) – Itápolis km 179+700 – R$ 9,40 – R$ 8,50

Rodovia Carlos Tonanni (SP 333) – Jaboticabal km 110+500 – R$ 16,80 – R$ 15,30

Fonte: Artesp

De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a redução estava prevista no contrato de concessão do trecho de 442 km e é a terceira vez que ocorre desde 2018.

A concessão foi assinada em 12 de abril deste ano, quase sete meses após a Ecorodovias ter vencido o leilão, em setembro de 2022, com uma oferta de R$ 1,2 bilhão pelos 442 km administrados pela Triângulo Sol (parceria da italiana Atlantia com a Bertin) e mais 158 km administrados pela Tebe (formada por um grupo de empresas de engenharia), cujo contrato vencerá em 3 de março de 2025.

O reajuste nas tarifas de pedágio costuma ocorrer anualmente, sendo normalmente a partir de 1º de julho, quando ocorre o aniversário dos contatos com as concessionárias.
De acordo com o governo, os veículos com sistemas automáticos de pagamento ainda devem ter um desconto adicional de 5%.

Quem usa esse sistema também deve ser beneficiado no futuro com um desconto que pode chegar a até 95% para quem trafega pelas mesmas praças de pedágio. Ainda não há previsão para o início desse programa.

Concessão por 30 anos

O lote Noroeste, que será administrado pela EcoNoroeste, tem 600 km de rodovias e o contrato, válido por 30 anos, prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões, sendo que R$ 5 bilhões devem ser nos primeiros sete anos.
No contrato estão programadas as seguintes melhorias.

123 quilômetros de duplicação de pistas

95 quilômetros de faixas adicionais

75 quilômetros de ciclovias

26 quilômetros de implantação/adequação de marginais

37 dispositivos

42 passarelas serão implantadas/adequadas

17 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Três balanças fixas e três pontos de paradas de descanso serão implantadas/adequadas para caminhoneiros

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