Operação de combate a sonegação fiscal cumpre mandado em Guarujá

Por Santa Portal em 17/08/2022 às 11:00

Operação de combate a sonegação fiscal cumpre mandados em Guarujá
Operação de combate a sonegação fiscal cumpre mandados em Guarujá

Uma operação de combate a sonegação de impostos cumpriu mandado de busca e apreensão em diversas cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) e teve como objetivo obter provas referentes a operações fraudulentas. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Guarujá.

De acordo com a Receita Federal, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios nos municípios de Itapeva com seis mandados, Buri quatro, Avaré um, Guarujá um , Capão Bonito dois e Mostardas três.

A estimativa é que tenham sido sonegados mais de R$ 15 milhões em tributos federais. 

A investigação começou após a instituição apurar a existência de empresas de fachada, localizadas na região de Itapeva, em São Paulo. Há indícios de que o esquema envolveria a emissão de notas fiscais fraudulentas trocadas entre estabelecimentos dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. 

Essas empresas teriam “laranjas” como proprietários. Por exemplo, uma empresa de fachada teria emitido mais de R$ 2 milhões em notas fiscais fraudulentas tinha como sócia uma pessoa que trabalhava como seringueira – ou seja, na extração de resina. As notas fiscais frias eram descritas como “goma de resina” para a geração de créditos fictícios de tributos.

Além disso, produtores rurais teriam realizado a venda da resina sem a emissão do correspondente documento fiscal e, consequentemente, sem o recolhimento do Imposto de Renda e do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). 

A operação foi realizada pela Receita Federal, Gaeco, Ministério Público dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, Secretarias da Fazenda dos dois estados e a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.