Ministério Público cobra Sabesp por falta d’água em Guarujá

Por Santa Portal em 25/08/2022 às 20:55

Reprodução/Santa Cecília TV
Reprodução/Santa Cecília TV

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) cobrou providências da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a respeito da falta d’água em bairros de Guarujá, que há mais de um mês estão com as torneiras secas.

O MP quer saber as razões que levaram à falta d’água na cidade, e a justificativa técnica. O órgão ainda solicitou um cronograma com prazos e metas para que o problema seja solucionado, em especial nos bairros Pae Cará e Jardim Esperança. A partir das informações apuradas, novas medidas devem ser tomadas.

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que, nesta quinta-feira (25), apenas a Escola Municipal Maria de Lourdes, na Vila Áurea, registrou falta d’água no período da manhã e, por esse motivo, a diretora da unidade dispensou os alunos. A escola solicitou caminhão pipa à Sabesp e as aulas prosseguiram normalmente no período da tarde.

Ministério Público cobra Sabesp por falta d’água em Guarujá
(Foto: Reprodução/Santa Cecília TV)

Às 10 horas desta sexta-feira, o prefeito Válter Suman receberá, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsesp), que finalizam na sexta-feira uma série de fiscalizações realizadas ao longo de 15 dias.

Essa fiscalização foi realizada a partir de acionamento da Prefeitura, que recorreu ao órgão após reiteradas reclamações formalizadas junto à Sabesp em razão da crise de desabastecimento. Esta fiscalização culminará na produção de um relatório técnico que deverá ser apresentado ao Município em algumas semanas.

A partir disso, o Município decidirá os próximos passos a serem tomados relativos ao assunto. A Prefeitura também prepara a formação de uma comissão técnica com o objetivo de rever o contrato firmado com a Sabesp em 2019, depois de mais de 30 anos de atuação da companhia sem qualquer respaldo contratual.

O que diz a Sabesp

A Sabesp informa que a região enfrenta um período de estiagem e segue trabalhando para minimizar a variação na pressão da água e os efeitos causados por este inverno atípico, com temperaturas elevadas e poucas chuvas. De acordo com Institutos Meteorológicos, há previsão de chuvas para os próximos dias, o que deve melhorar o cenário.

A Companhia reforça que realiza investimentos contínuos para aprimorar os sistemas de saneamento. Somente em 2021, foram investidos R$59 milhões no sistema de abastecimento de água de Guarujá e Vicente de Carvalho.

Além dos valores investidos nos equipamentos localizados nos demais municípios da Baixada Santista, que é atendida por um sistema interligado entre as cidades. No caso de Guarujá e distrito de Vicente de Carvalho existe uma tubulação subaquática interligada à Santos que reforça o fornecimento transferindo água tratada da estação de tratamento de água (ETA) Cubatão.

A Sabesp ainda segue disponibilizando os 14 caminhões-tanque, mobilizados para atender emergencialmente especificamente a cidade e seu distrito. Para isso é importante informar o endereço do imóvel.

Veja algumas dicas de uso consciente:

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não use água corrente para descongelar alimentos.

4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais acesse o site da Sabesp.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.