Megaoperação nacional combate esquema de falsificação de documentos em Santos e Guarujá
Por Santa Portal em 12/12/2024 às 15:00
Uma operação conjunta envolvendo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Gaeco, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM), realizou, na manhã desta quarta-feira (11), uma operação contra um esquema de emissão de documentos falsos. A investigação, com alvos em Santos e Guarujá, expôs uma complexa rede de falsidades para a obtenção de “novas identidades”.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em uma operação conjunta para desmontar um esquema de obtenção de documentos falsos.
A partir de RGs emitidos em outros estados, membros de facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários emitiram documentos falsos, permitindo-lhes adotar nova identificação com emissão fraudulenta de CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador e até a constituição de empresas.
Além da colheita dos elementos das fraudes nos sistemas de identificação civil, a operação também teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão em aberto de foragidos da Justiça correlacionados com as fraudes investigadas.
Além de Santos e Guarujá, as diligências ocorreram nas cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Sumaré, São José dos Campos, Araçatuba e Santo André, bem como Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, no Pará.
Na decisão judicial da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital, foi determinado sequestro de cerca de 20 carros.