24/02/2022

Invasão da Rússia na Ucrânia gera impactos na economia brasileira

Por Santa Portal em 24/02/2022 às 21:03

Reprodução/ANSA
Reprodução/ANSA

O ataque da Rússia à Ucrânia, deflagrado às 23h de quarta-feira (23), no horário de Brasília, deve gerar impactos econômicos no Brasil. Segundo especialistas, as consequências do conflito para o país podem ser diplomáticas ou até mesmo resultar no aumento da inflação.

A professora de Direito Internacional da Unisanta, Maria Cristina Gontijo, explica que a situação causa medo em diversos países, mas o conflito representa mais do que isso, e o Brasil também pode ser afetado.

“O Brasil é um país que depende da Rússia em alguns suprimentos, como por exemplo fertilizantes, mas lembrando que o Brasil vem buscando parceiros comerciais fora do eixo Rússia, China, Estados Unidos, como por exemplo o Irã”, diz a professora.

Maria Cristina Gontijo
(Foto: Reprodução/Santa Cecília TV)

Além disso, em termos de Direito Internacional, a questão diplomática também é um agravante. “Em termos de direito internacional público, o Brasil vai precisar se manifestar em relação à neutralidade ou não em relação ao conflito, e entendo ainda mais que o Brasil, que o governo brasileiro apoiando inclusive um tratado do Atlântico Norte, vai acabar se posicionando, sim, a favor da soberania ucraniana e contra a invasão russa”, comenta Maria Cristina.

A guerra também deve ter impactos negativos para a economia mundial. O preço dos combustíveis será duramente afetado. O economista Gabriel Sarmento diz que o conflito deve impactar diretamente no preço do barril de petróleo.

Gabriel Sarmento economista
(Foto: Reprodução/Santa Cecília TV)

“Este conflito bélico com a Ucrânia definitivamente vai gerar efeitos sobre os preços do barril de petróleo e também sobre o câmbio, sobre o dólar. É uma coisa que a gente já está visualizando hoje mesmo na bolsa de valores, o petróleo bateu uma máxima histórica de 2014, então vai ficar mais caro, e o dólar também já está subindo e deixando tudo aquilo que é vinculado ao dólar mais caro”, explica o economista.

“O resultado para a gente, consumidor, é que os combustíveis provavelmente vão ficar mais caros e o gasto provavelmente vai ficar mais caro no curto prazo, ou pelo menos enquanto esse conflito durar, e enquanto as soluções também durarem, porque toda a incerteza que se gera em torno desse conflito gera muita volatilidade, e volatilidade sempre vai gerar inflação”, finaliza.

Entenda o conflito

A Rússia decidiu atacar a Ucrânia. Em comunicado pouco antes das 5h (23h no Brasil), o presidente Vladimir Putin disse que anunciou uma operação militar para “proteger a população do Donbass”, a região do leste do vizinho na qual ele reconheceu áreas rebeldes pró-Rússia na segunda (21).

Tudo indica que os russos estão bombardeando posições na área do leste que está dentro das antigas fronteiras de Donetsk e Lugansk, as províncias que têm hoje menos da metade de seu território dominado pelos aliados de Putin.

Segundo o comunicado, Putin disse que não poderia tolerar mais ameaças do vizinho e que as circunstâncias demandavam uma ação decisiva da Rússia no leste ucraniano. O presidente russo defendeu a opção pela operação para “proteger as pessoas”.

A responsabilidade por um eventual derramamento de sangue, segundo ele, “estará na consciência do regime de Kiev”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.