Guarujá, Cubatão e Bertioga vacinam as primeiras crianças contra a covid-19

Por Santa Portal em 18/01/2022 às 22:01

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá)

As crianças com comorbidades de Guarujá, Cubatão e Bertioga já podem ser imunizadas contra a covid-19. A imunização deste público, de 5 a 11 anos, começou nesta terça-feira (18), com as primeiras crianças imunizadas no município.

Em Guarujá, Eva Pereira dos Santos Silva, moradora do Sítio Conceiçãozinha, mãe da pequena Débora Santos Moreira Silva, de 6 anos, que possui glaucoma congênito, levou a filha para ser vacinada na manhã desta terça (18). Débora integra o primeiro grupo, com idade entre 5 e 11 anos, contemplado na campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças, iniciada pela Prefeitura de Guarujá.

A campanha foi aberta pelo prefeito Válter Suman, que acompanhou o início da imunização para a nova faixa etária na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros. “Guarujá avança mais um passo importante no processo de imunização, com a cobertura vacinal para crianças de 5 a 11 anos. Tenho certeza que pais e mães poderão ficar com seus corações mais tranquilos, nesta nova fase de enfrentamento à pandemia”, afirmou o chefe do Executivo.

A Secretaria de Saúde destinou seis postos de vacinação para o novo público, as Usafas Jardim dos Pássaros, Vila Rã e Santa Rosa e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Morrinhos, Pae Cará e Vila Alice, que está em obras e atende temporariamente no espaço Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas (AD) II, no Jardim Progresso.

Bertioga

Bertioga também iniciou a vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências. A pequena Milena de Oliveira, de 7 anos, foi a primeira bertioguense a receber o imunizante pediátrico. A ação foi realizada no Núcleo de Apoio à Criança Especial (NACE).

Vacina covid-19 crianças Bertioga
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga)

Além do NACE, a campanha também acontece na Vila do Bem Chácaras e Estratégia Saúde da Família de Boraceia (ESF), das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Para receber a vacina, o público-alvo deve comparecer aos postos com os pais ou responsáveis. É necessário apresentar comprovante de residência no Município, documento de identidade com foto, CPF, cartão SUS (se possuir). Além disso, atestado médico, receita ou exame que comprovem a condição dos pequenos.

Vacina covid-19 crianças Bertioga
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga)

Cubatão

Em Cubatão, uma menina de 9 anos de idade, portadora do espectro autista e moradora da Vila Natal, foi a primeira criança da nova faixa etária a receber a vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (18). A nova fase contempla crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Com esquema vacinal especialmente montado no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro, 13), na Vila Nova, o atendimento para os pequenos será de segunda-feira a sábado das 9h às 15h.

Vacina covid-19 crianças Cubatão
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão)

O prefeito Ademário participou desse momento especial do Plano Municipal de Imunização contra a covid-19. Afirmou que a vacinação das crianças é uma vitória de todos e todas: “É uma grande alegria avançarmos na vacinação em nossa cidade. Seguimos todos os protocolos sanitários e, por isso, o Centro Esportivo Pita será exclusivo para atendimento desse público infantil”, disse o prefeito.

Vacina covid-19 crianças Cubatão
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão)

A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informa que o município recebeu 700 doses da Secretaria de Saúde do Estado, suficiente para atender a esse público. É obrigatória a apresentação do documento de identidade ou cartão SUS da criança, comprovante de residência e comprovante da condição de risco: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.