10/06/2022

Garcia diz que 'não há motivo para pânico' após confirmação de 1º caso da varíola dos macacos

Por Santa Portal e Folha Press em 10/06/2022 às 16:10

Divulgação/Governo de São Paulo
Divulgação/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pediu calma para a população, após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos no país, registrado na Capital. Segundo Garcia, as pessoas não devem entrar em desespero por causa da doença.

“Não há motivo para ter pânico. Ontem nós identificamos, com a contraprova, o primeiro caso dessa varíola no Brasil. Um homem de 41 anos que veio da Europa e trouxe para cá esse vírus. Mas existe todo um protocolo que já foi acionado para a proteção desse indivíduo infectado”, disse o governador paulista.

O paciente infectado, que viajou à Espanha há pouco tempo, está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na zona oeste da Capital. Seu estado de saúde não foi detalhado.

A Prefeitura de São Paulo ainda investiga a possibilidade de outra pessoa estar infectada na cidade. Nesse caso, é uma mulher de 26 anos que, segundo investigação preliminar, não tem histórico recente de viagem. Ela também não teve contato conhecido com outras pessoas infectadas.

O estado de saúde da mulher é estável. Ela está internada em isolamento em um hospital público da cidade, de acordo com a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo Garcia, as autoridades estão atentas aos protocolos sanitários que devem ser adotados. Após a confirmação do primeiro caso, o Governo de SP informou o Ministério da Saúde.

“Não há motivo para pânico, o Estado de São Paulo está atento a isso. Comunicamos ao Ministério da Saúde para que ele possa também acionar os protocolos nas fronteiras, para termos atenção com a varíola dos macacos. Repito: não há motivo para pânico”, concluiu o governador.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.