08/11/2020

"Foi uma grande estrela", diz produtor musical sobre importância de Vanusa

Por Rodrigo Martins em 08/11/2020 às 10:58

MÚSICA – A morte da cantora Vanusa, neste domingo (8), fecha o ciclo de uma das carreiras mais grandiosas da música brasileira. Bastante conhecida pela época da Jovem Guarda e por composições que caíram no gosto popular, Vanusa era uma artista completa, na visão do produtor musical Julinho Bittencourt.

Em entrevista ao #Santaportal , Julinho acredita que Vanusa está entre os grandes nomes da história da música brasileira. “Ela fez sucesso como cantora popular e é reconhecida assim até hoje. A Vanusa foi uma grande estrela, ela chegou a ser casada com o Antônio Marcos, era um casal muito querida na época. Ela vendeu mais de 3 milhões de discos na carreira dela (com 18 álbuns lançados), o que significa uma marca muito expressiva. Tem muito medalhão da música brasileira que não atingiu essa marca”, disse.

Vanusa foi uma das últimas grandes estrelas da Jovem Guarda. Surgiu em 1963 como vocalista do grupo vocal Golden Lions. Em 1966, a cantora lançou seu primeiro álbum solo, mas foi apenas em 1973 que ela estourou com seu primeiro grande sucesso, Manhãs de Setembro. Em 1975, outro grande sucesso, Paralelas, composta em parceria com Belchior.

“Ela tem uma grande característica na vida dela, de ser reconhecida por ter feito sucesso como cantora popular. Mas a Vanusa vai muito além disso. Ela flertou com os mais variados estilos. O fato dela ter sido uma cantora muito popular foi marcante, porém ela tem discos mais elaborados também, em que ficou muito claro que ela era capaz de cantar qualquer coisa. A gravação dela de ‘Paralelas’ foi um dos grandes sucessos da carreira dela, foi algo marcante”, afirmou Julinho.

O produtor musical também destaca o último trabalho da cantora, em álbum que levava o nome dela: Vanusa Santos Flores. O trabalho, que teve a produção de Zeca Baleiro, trouxe músicas inéditas da artista. Angela Ro Ro, Zé Ramalho e o próprio Zeca Baleiro participaram desse álbum. “O último trabalho que ela fez foi um resgate que o Zeca Baleiro produziu, que levava o nome dela: Vanusa Santos Flores. É um disco muito bonito, cheio de participações especiais. Anos depois, o Zeca Baleiro disse que foi uma tentativa de resgatar a grande cantora que a Vanusa sempre foi”, comentou. 

O final de carreira de Vanusa foi marcado principalmente por um episódio que aconteceu em 2009, quando ela viralizou na internet e virou alvo de piadas ao errar a letra do hino nacional durante uma apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Segundo a própria Vanusa, o erro foi causado por um remédio para labirintite que ela havia tomado antes do evento.

No ano seguinte, Vanussa também enfrentou problemas, ao errar as letras de duas músicas em seguida, durante um show em Manaus. Esse episódio também viralizou nas redes sociais na época.

“Esse episódio do hino nacional (em 2009) foi muito marcante, ela caiu em uma depressão profunda depois daquilo. Ela virou motivo de gozação por causa daquele vídeo, que abalou muito ela. A Vanusa estava tomando calmantes, mas a repercussão daquele vídeo foi enorme e marcou a carreira dela. Depois, ela ensaiou uma volta, mas infelizmente ela teve o Alzheimer e isso prejudicou um possível retorno dela”, concluiu Julinho Bittencourt.

Morte
A cantora Vanusa morreu na madrugada deste domingo (8), aos 73 anos, em uma casa de repouso em Santos. A causa da morte da artista foi insuficiência respiratória.

Segundo a assessoria de imprensa da cantora, um enfermeiro da unidade de saúde percebeu, por volta das 5h30 da manhã, que Vanusa estava sem batimentos cardíacos. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, porém não houve tempo para que a cantora fosse socorrida. O óbito foi constatado no local.

De agosto a setembro desse ano, a cantora ficou internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, para tratar uma pneumonia.

Nos últimos anos, Vanusa sofreu com uma depressão e outros problemas de saúde, ocasionados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso.

O filho da cantora, o produtor musical Rafael Vanucci, foi para a capital paulista resolver trâmites referentes ao velório e sepultamento de Vanusa.

noticia20201185636140.jpg
Foto: Divulgação

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.