22/02/2016

Festival Internacional de Dança abre inscrições para workshop com Zeca Rodrigues

Por #Santaportal em 22/02/2016 às 10:18

DANÇA – Em sua terceira edição, o Fidifest – Festival Internacional de Dançatraz a Santos centenas de bailarinos e dançarinos de várias partes do Brasil. O objetivo do projeto é espalhar a prática da dança na região e formar público para o gênero artístico. O evento acontece entre 25 e 29 de maio, no Teatro Municipal Brás Cubas, na Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias.

Também estão abertas inscrições gratuitas para workshop de Jazz Musical ministrado pelo renomado coreógrafo Zeca Rodrigues, que buscam formar integrantes para o Balé Fidifest. O workshop acontece na última semana de abril. Zeca utilizará a linguagem de Jazz Musical com base na influência dos grandes musicais da Broadway, associando técnica e movimentação dinâmica. O resultado poderá ser visto diariamente nas aberturas do Fidifest.

Seleção
As vagas são direcionadas para bailarinos e bailarinas com idade a partir de 16 anos, com conhecimento e domínio em algum estilo de dança. Os interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição, que deve ser baixada no site . Logo depois, o candidato deve enviar um email para fichas@fidifest.com.br junto com um link do Youtube pelo qual seja possível avaliar o interessado. A Ficha deve ser encaminhada até as 23h59m de 4 de março. O resultado será divulgado no site do festival em 31 de março.

Sobre Zeca Rodrigues
Iniciou sua carreira artística profissional como coreógrafo em 1980, quando formou o grupo de jazz Espaço Inverso, em Cubatão, onde representou por 20 anos a cidade em grandes festivais. Coreografou diversas companhias e academias da Baixada Santista, da região metropolitana de Campinas e da capital paulista, tendo sempre o Jazz Dance como plataforma de trabalho. De 2001 a 2009 foi diretor de shows e eventos do Parque Hopi Hari, onde coreografou todas as atrações do espaço nesse período. Desde 2009 é coreógrafo da Cia. de Dança de Cubatão, entidade associada à Prefeitura Municipal do município e, a partir de 2013, também agregou a função de Diretor Artístico e Coreógrafo do Rio Quente Resorts em Goiás. É jurado, palestrante e ministra workshops em grandes festivais de dança pelo Brasil.

Sobre o Fidifest
O Fidifest (Fall In Dance International Festival) é um festival internacional de dança que ocorre anualmente em Santos, inspirado no Fall for Dance, lançado há dez anos em Nova York.anualmente em Santos, inspirado no Fall for Dance, lançado há dez anos em Nova York.

A programação da 3ª Edição será dividida da seguinte forma:
– Mostra Competitiva de Dança nas modalidades de Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico Livre, Jazz Dance, Contemporâneo, Sapateado, Estilo Livre, Dança Flamenca e Danças Urbanas, nas categorias Baby, Infantil, Juvenil I, Juvenil II, Adulto e terceira idade.
– Audição da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com possibilidade de crianças e jovens, mesmo sem experiência, realizarem testes para a mais conceituada escola de dança clássica do país.
– Workshops nas modalidades de Balé Clássico, Balé para Professores, Jazz Dance, Jazz Musical, Dança Flamenca, Contemporâneo e Sapateado.

O festival busca ser uma vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. Também tem o objetivo de ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho. Também contribuir para a formação de público na dança e o fomento turístico e comercial de Santos.

Na Edição de 2015, o FIDIFEST trouxe a Pré-Seleção da Escola Bolshoi do Brasil (processo inédito na região). Graças a esse processo, a cidade de Cubatão tem a primeira bailarina – Maria Eduarda Vidal, de nove 09 Anos – selecionada para a Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville, Santa Catarina.

Para este ano, são esperadas mais de 3500 pessoas, entre público, bailarinos, participantes nos workshops e na audição da Escola Bolshoi.

Conheça a equipe

André Santos
Com formação artística desde 1987, foi residente numa comunidade carente de Cubatão e se juntou a um grupo de teatro de rua. Dois anos depois, descobriu o amor pela dança e entrou como parte do Grupo de Dança Espaço Inverso de Zeca Rodrigues. Mesmo com dificuldades financeiras para se manter, realizou trabalho como bailarino e coreógrafo em outros países como Japão, Rússia e Itália.

Se especializou profissionalmente na dança, chegando finalmente ao Raça Centro de Artes de São Paulo de Roseli Rodrigues. Lá, trabalhou em televisão e com artistas, como: Alexandre Pires, Wanessa Camargo e Netinho de Paula. Até que é convidado a integrar o Grupo Adryana e a Rapaziada, iniciando dessa forma na arte da música. Com o término do grupo ele retornou aos trabalhos como bailarino.

Atuou no musical “Vitor ou Vitória?”, contracenando com Marília Pêra, Léo Jaime e Daniel Boaventura. Ao termino da temporada e encorajado por Marília Pêra, seguiu para EUA, onde estudou de 2003 a 2007 na Alvin Aylei American Dance Theater, de 2004 a 2009 na Paganini International Institute of Arts e. de 2008 a 2009, na Broadway Dance Center. Ao término do curso na Broadway Dance Center, retornou ao Brasil e abriu o Centro de Dança Backstage, que tem como diferencial o curso de Broadway Jazz. Além de dirigir e dar aulas em seu Centro de Danças, ele também é professor titular de Jazz de Musical no Curso Técnico de Teatro Musical do SESC São Paulo.

Juliana Luiz
Iniciou a carreira artística aos oito anos num grupo de Jazz e, na mesma temporada ingressou no Conservatório Municipal de Cubatão, onde após 09 anos, em 1993, conquistou a sua formação em balé clássico.

Foi assistente de coreografia do Grupo Cênico da Prefeitura Municipal de Cubatão e fez aulas de Street Dance, que lhe permitiu, em parceria com dois dançarinos do Projeto Dança de Rua do Brasil, criar o grupo feminino de Danças Urbanas – KIZOMBA.

Sua segunda formação superior é de Radialista – DRT: 30239, onde estagiou na TV Band e na TV da Gente (Netinho de Paula). Trabalhou na Rede Família de Televisão (Emissora do Grupo Record) como redatora e produtora executiva e depois no SBT como assistente de Produção Executiva, trabalhando diretamente com Marlene Mattos. Foi Conselheira de Cultura da Cidade de Cubatão – Segmento Dança (2012-2014) e professora freelancer de Produção de Eventos do SESC Santos (Janeiro/Fevereiro 2015) Elabora projetos culturais para a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, é orientadora da Escola de Produtores Vara para Pescar de Cubatão e produtora cultural.

Vanessa Toledo
Formada em Pedagogia pela Universidade Metodista de SP, iniciou seus estudos em dança no Conservatório Municipal de Cubatão (Ivanildo Rebouças da Silva). Tem conhecimento e experiência em Balé Clássico, Jazz, Musical, Contemporâneo e Dança de Rua.

Participou de diversos cursos de dança e teatro com Roseli Rodrigues, Zeca Rodrigues, Edson Santos, Kátia Barros, Henrique Carvalho, Gláucia Lacerda, Roseli Pustiglione, Miriam Carbonaro, Marcelo Cirino, Sabrine Sofia, Alexandre Camilo, Gregh Filho, Sandra Corveloni e Wilson Gava (Escola Wolf Maia), entre outros. Integrou os grupos Espaço Inverso, Cubatão Dança e Arte, Corpo Coreográfico e Cênico de Cubatão e Banda Nova Era/SP, participando de diversos Festivais de Dança, como: Festival de Dança de Joinville, ENDA – Encontro Nacional da Dança, Ribeirão em Dança, Passo de Arte e Festival de Dança do Mercosul.

Trabalhou como bailarina profissional dançando com duplas sertanejas e em balés de programas de televisão. É funcionária pública da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, desde 2006. Também é Diretora Artística da Cia. de Dança de Cubatão, desde 2009. Sob sua direção, a companhia conquistou vários títulos em importantes festivais nacionais: Joinville, São José, Passo de Arte, Ribeirão em Dança, etc.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.