Ex-secretário e secretária interina de Educação não comparecem a oitiva na Câmara de Guarujá
Por Santa Portal em 31/05/2022 às 17:56
A Comissão Processante da Câmara de Guarujá, que apura o pedido de cassação contra o prefeito afastado Válter Suman, havia agendado para segunda-feira (30) as oitivas do ex-secretário de Educação, Marcelo Nicolau, e da secretária interina Renata Martins de Souza Bernardo. Os dois não compareceram ao plenário.
O ex-secretário não compareceu ao plenário da Casa de Leis para prestar depoimento perante a Comissão Processante, tendo apenas protocolado defesa na Câmara Municipal.
Também estava marcada a oitiva da ex-secretária Renata Martins de Souza Bernardo às 14 horas, porém a ex-secretária também protocolou defesa na Câmara e a oitiva foi adiada.
Segundo a Câmara, a Comissão já teve acesso ao teor destes documentos e os argumentos trazidos pelos ex-secretários estão em análise.
A Comissão Processante é formada pelos vereadores Fernando Peitola (MDB), Vargas (PTB) e Santiago Angelo (PP), seguindo os termos previstos no Decreto-Lei 201/1967. Já foi realizada a oitiva do denunciante, Sr. José Manoel Ferreira Gonçalves.
As audiências são abertas ao público, e tanto o prefeito Válter Suman como seus representantes legais poderão acompanhar os depoimentos e, até mesmo, questionar as testemunhas. Vereadores que não fazem parte da comissão também poderão estar presentes.
Para o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, autor do pedido de impeachment contra Suman, que já foi ouvido pela Comissão, as ausências estão justificadas, mas houve desrespeito com o Poder Legislativo da Cidade. “Essas testemunhas não irão provar coisa alguma sobre a quebra de decoro, que se dá por fatos públicos e notórios já conhecidos de todos”, disse.
Valter Suman é acusado de desvios na área da saúde do Município relacionados à Organização Pró-vida, à empresa AM da Silva Serviços Administrativos Ltda., à ACENI – Instituto de Atenção à Saúde e Educação.