09/03/2023

Espetáculo Mergulho promove reflexão do jovem sobre seu espaço na sociedade

Por Santa Portal em 09/03/2023 às 18:20

Promover a reflexão do jovem sobre seu espaço na sociedade, sua identidade e seu lugar no mundo é a principal proposta do espetáculo Mergulho, que terá apresentação única e gratuita no dia 17 de março, às 14 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na Av. Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba, em Guarujá. Esta será a terceira sessão da temporada gratuita iniciada em fevereiro, em São Paulo, tendo como público-alvo estudantes a partir de 10 anos.

O espetáculo Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro, tem autoria e direção Leslie Marko complementada por uma dramaturgia coletiva, trazendo no elenco os atores Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão. A montagem atual é a evolução natural de um processo iniciado nos anos 80, a partir de uma pesquisa sobre o jovem e os processos de intolerância e diversidade numa cidade grande como São Paulo.

“De lá pra cá, fizemos várias versões desta narrativa, com a mesma ideia de levar uma experiência que gere reflexões, para que esse jovem amadureça e tenha uma nova visão da sociedade, promovendo as mudanças que queremos no mundo”, detalha Leslie.

A história do espetáculo gira em torno de três personagens que buscam entender e lidar melhor com suas identidades, representando grupos étnicos/culturais e tornam-se metáforas para as minorias que convivem na cidade. Nesta montagem, os atores Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão representam um judeu, uma filha de negro com indígena e um nordestino

“Levamos cenas reais para o palco, de situações baseadas nas pesquisas que fizemos, e alternamos com cenas ficcionais, próprias da imaginação do jovem. Os personagens retratam o preconceito que sofreram e mostram como transformar essa dor a partir da própria realidade”, explica a diretora.

A apresentação convida a plateia a um verdadeiro mergulho em alguns dos momentos do cotidiano do jovem, pincelando sua relação com sonhos, medos, angústias, ambiente familiar, amores, preconceitos, solidões, vazios, saturações de tudo e dele mesmo e, principalmente, as suas esperanças.

O roteiro coloca o dedo na ferida ao expor formas de discriminação na História Social, na identidade familiar e cultural dos personagens e seus reflexos no cotidiano: judeus no Holocausto, escravidão dos negros no Brasil e a discriminação contra migrantes nordestinos ou outros descendentes de imigrantes e refugiados diversos. 

Porém, a reflexão que a peça provoca não se limita apenas aos mais novos, como destacou Leslie, uma vez que a dramaturgia da apresentação oferece ao adulto a oportunidade de reavaliar seus vínculos e posturas em relação ao jovem, assim como resgatar o adolescente que já foi um dia.

Foto: Divulgação

Caminho artístico

A diretora ainda pontua que o espetáculo Mergulho acredita no teatro como um valioso caminho artístico e educacional de encontro significativo, a serviço de inquietações, questionamento, transformações pessoais e sociais. “Buscamos habitar em um mundo mais justo e melhor. Pensamos que ele só pode ser construído com a poesia e a sensibilidade, a inteligência e a vontade dos que acreditamos e abraçamos esta ideia, não sozinhos, mas no coletivo”, reflete Leslie Marko. 

A sessão em Guarujá é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de projeto contemplado pelo Edital ProAC de Circulação de Espetáculos 02/2022, com produção executiva de Rogério Nagai e da produtora Oriente-se Produções Artísticas.

Serviço

Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro

Classificação: 10 anos

Duração: 75 minutos 

17/3 – 14 horas

Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba, Guarujá

Retirada dos ingressos gratuitos pela plataforma Sympla

Ficha técnica

Texto e direção: Leslie Marko.

Elenco: Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão.

Produção executiva: Rogério Nagai e Oriente-se Produções Artísticas.

Cenografia e adereços: Urga Maira Cardoso.

Trilha sonora: Leslie Marko.

Operação de luz: Paula da Selva.

Operação de som: Luiza Akimoto.

Designer gráfico: Pethra Ubarana.

Vídeo: Rachel Vianna.

Mídias sociais: Kyra Piscitelli.

Assessoria de imprensa local: Fabiana Honorato.

Gênero: Drama – cômico.

Recomendação: 10 anos.

Entrada franca.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.